Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

COPENE 2012 recebe inscrições para proposição de Simpósios Temáticos até terça (13)

Data de publicação  12/03/2012, 15:05
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Encerram nesta terça-feira, 13 de março, as inscrições para a proposição de Seminários Temáticos (STs), dentro da programação do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE 2012), que acontecerá de 16 a 20 de julho de 2012, em Florianópolis (SC). Com o tema “Os Desafios da Luta Antirracista no Século XXI”, o evento homenageará Vicente Francisco do Espírito Santo (in memoriam) e os professores Abdias do Nascimento (in memoriam), Lélia Gonzalez (in memoriam) e Kabengele Munanga.  As inscrições para proposição de STs podem ser feitas por meio dos formulários eletrônicos disponíveis no site do VII COPENE, e os resultados serão divulgados no próximo dia 20 de março.

Os STs serão os espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização sobre um mesmo tema. A proposta deverá ser feita por até dois coordenadores, desde que não pertençam ao mesmo departamento, instituto ou faculdade. Caberá ao(s) coordenador(es) de eixo avaliar(em) as propostas apresentadas ao seu ST e definir(em) as formas de trabalho, sempre com o objetivo de garantir ampla participação e tempo necessário para apresentação, discussão e aprofundamento das questões suscitadas.

Para propor um Seminário Temático é necessário ser associado da ABPN e estar em dia com a anuidade de 2012, além de ter titulação de doutor e pagar a taxa de inscrição. Os organizadores ressaltam que a anuidade de 2012 deverá ser quitada de acordo com o cronograma de inscrição do evento e que não haverá devolução do valor de inscrição. Caso a proposta não seja aprovada ou não alcance o número mínimo de 20 inscritos, o proponente poderá usar o valor pago na inscrição como apresentador de trabalho em ST.

As inscrições para participação nos Simpósios acontecerão de 20 de março a 26 de abril. Já o envio de carta aceite de apresentação será de 26 de abril a 8 de maio, e as inscrições para ouvintes, de 1º a 31 de maio. As condições para proposição e participação nos Simpósios Temáticos podem ser conferidas no site do evento.

Programação

Além dos Simpósios Temáticos, a programação contará com conferências, mesas redondas, sessões de comunicação, sessões de comunicações de iniciação científica, minicursos e oficinas. Já na área artístico-cultural do COPENE, haverá exposições de artes plásticas e visuais, mostra fotográfica, mostra de vídeo, festas temáticas, feira com exposição de livros e venda de produtos afros, atrações artístico culturais com performances de dança, música, teatro, capoeira e maracatu, além de atividades comemorativas em alusão aos 150 anos de nascimento do poeta Cruz e Souza.

Paralelamente ao congresso serão realizados o 2º Seminário Internacional de Pesquisadores(as) Negros(as); o 1º Seminário de Iniciação Científica da ABPN; além do 1º Encontro de Pesquisadores(as) sobre a Saúde da População Negra.

A sétima edição do COPENE é organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Instituto de Estudos Culturais Luisa Mahin; União de Negros pela Igualdade de Santa Catarina –  Unegro; Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Coordenadoria de Políticas de Promoção da  Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES

13/02/2012 Encerramento das inscrições para proposição de Simpósios Temáticos (STs)
20/03/2012 Divulgação dos resultados
20/03 a 23/04/2012 Inscrições nos STs
26/04 a 8/05/2012 Envio de carta aceite de apresentação nos STs
01/05 a 31/05/2012 Inscrições para ouvintes
16 a 20/07/2012 Realização do COPENE 2012

 Mais informações em www.abpn.org.br/copene

Categoria