Unilab celebra Dia do Bibliotecário

Data de publicação  12/03/2012, 13:49

No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário. Para celebrar a data, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realizou, na manhã desta segunda-feira, atividades em homenagem aos profissionais da área e parceiros. Estiveram presentes a vice-reitora da Universidade, Maria Elias, a pró-reitora de Administração e Planejamento, Adênia Guimarães, a coordenadora da Biblioteca Universitária, Maria do Rosário de Fátima Portela, além de colaboradores da Unilab e usuários da Biblioteca.

Secretária de Educação de Redenção, Ana Paula Fonseca, e a vice-reitora, Maria Elias

A pró-reitora de Administração e Planejamento, Adênia Maria Augusto Guimarães, e a representante da Secretaria de Cultura de Redenção, Maria Inaiara Rocha Bezerra

Durante o evento, a Unilab promoveu o ato simbólico de doação de livros para a Prefeitura de Redenção. Os títulos foram entregues à Secretaria Municipal de Cultura, representada por Maria Inaiara Rocha Bezerra, e para a Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Ana Paula Fonseca Braga. Ao todo, foram doados mais de 3.200 livros. O evento prestou uma homenagem à professora e colecionadora Antonieta Bezerra, que ano passado, doou mais de sete mil livros à Unilab. A professora foi representada pelo professor e doutor Afrânio de Araújo Coelho.

Fátima Portela, coordenadora da Biblioteca da Unilab

A coordenadora da Biblioteca, Maria de Fátima Portela, destacou a importância de festejar a data para toda a Unilab. “A Biblioteca presta um serviço para todos os setores da Universidade e não só para os alunos. Nós temos uma visão prospectiva deste trabalho”.

Em seguida, os convidados assistiram à palestra da bibliotecária da Unilab, Ângela Bandeira, que falou sobre a sua experiência em bibliotecas universitárias, e da arquivista Adelmária Ione, que explicou sobre a biblioteca e a relação com o arquivo.

Atualmente, a Biblioteca da Unilab conta com um acervo de mais de 20 mil documentos, além de 21 computadores com acesso ao Portal da Capes, que disponibiliza cerca de 280 mil títulos para pesquisa. A equipe é formada pela coordenadora, pela bibliotecária, por dois agentes administrativos, por uma arquivista, por dois recepcionistas e por três estudantes bolsistas.