Parceria com a UFC proporciona aulas práticas em laboratórios

Data de publicação  14/03/2012, 15:44

“É uma grande conquista e uma felicidade que nos emociona e nos faz continuar lutando”, assim descreve a coordenadora do Curso de Enfermagem da Unilab, Emília Soares Chaves, sobre o início das aulas práticas nos laboratórios da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Aula prática de Anatomia Humana

Aula prática de Histologia e Embriologia Humana

Desde o dia 05 de março, os estudantes do 3º trimestre do Curso de Enfermagem que cursam as disciplinas de ‘Histologia e Embriologia Humana’ e ‘Anatomia Humana’ têm aulas nos laboratórios do Departamento de Morfologia da UFC. As aulas acontecem as segundas e terças-feiras, de 08h às 17h, com saída e retorno à Redenção em transporte da Unilab. Além do espaço e estrutura, a UFC cedeu o professor de Anatomia Humana, Emmanuel Prata de Souza, para ensinar a disciplina. As aulas de Histologia são ministradas pela professora Juliana Jales, da Unilab.

Professor de Anatomia Humana, Emmanuel Prata

Apresentação na aula de Histologia e Embriologia Humana

Luiz Gustavo do Nascimento de Castro, 27 anos, está entre os 35 estudantes das disciplinas. Ele, que já é Técnico em Enfermagem, afirma que a experiência está sendo um momento de aprendizado. “No início a gente fica emocionado, curioso e tem desejo de conhecer tudo de uma vez, mas é um processo. Gostei muito da acolhida e da recepção, quero descobrir mais e poder explorar as peças anatômicas”, destaca o estudante.

O estudante Braima Dabó, 30 anos, de Guiné-Bissau, também faz parte da turma. Ele afirma que já aprendeu bastante com as aulas, como a quantidade e nome dos ossos que formam o corpo humano, os órgãos, além do funcionamento do organismo. “Quero aprender e voltar para o meu país, lá está precisando bastante de profissionais na área da saúde; é bastante carente”, revela o estudante do Curso de Enfermagem.

Os técnicos Washington Barros e Howard Barros, ao lado da professora Juliana Jales

Ainda nesse trimestre, outros cursos da Unilab também terão aulas nos laboratórios da UFC, como o Curso de Engenharia de Energias, Agronomia e Ciências da Natureza e Matemática.