Professores da Unilab apresentam projeto para preservação do Rio Aracoiaba

Data de publicação  14/03/2012, 16:53

A Unilab marcará presença na IX Semana das Águas de Aracoiaba, que acontecerá entre os 17 e 25 de março, com o tema “Cuidar da água, para ter mais saúde.” Dentro da programação, destaque para o Seminário das Águas – Regional do Maciço, no dia 23 de março, das 8h às 16h, no Salão Paroquial de Aracoiaba (CE).  O evento terá a participação dos professores da Unilab, Rodrigo Azevedo e Ribamar Furtado, que apresentarão o Projeto de Preservação do Rio Aracoiaba, que também teve a participação do professor da Unilab, George Mamede.

Elaborado em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Projeto de Preservação do Rio Aracoiaba está em formatação final. Após a finalização, estará apto para entrar na busca por recursos que garantam a sua execução, definida para acontecer em três anos.

Segundo o professor Rodrigo Azevedo, da área de Desenvolvimento Rural, a ideia básica é simples: elaborar o diagnóstico, pensar em cenários alternativos e definir as prioridades.  “A gente não consegue definir estratégias sem conhecer o que está acontecendo. Então é preciso entender e descrever o que está acontecendo com o rio Aracoiaba e, em seguida, monitorar as transformações que vão acontecendo ao longo do tempo”, explica.

De acordo com o professor Rodrigo, só depois de finalizado o diagnóstico é possível pensar em cenários de conservação alternativos e então poder definir as prioridades dentro das ações que precisam ser efetivadas para preservar o rio. “Então é todo um processo que envolverá professores e bolsistas da Unilab, além de técnicos da Cogerh e a sociedade civil”.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana começa na manhã do dia 17 com visitação às faculdades, prosseguindo à noite com a festa de inauguração das cisternas de placas da Comunidade Riacho Fundo, em Aracoiaba. No dia seguinte, domingo, haverá participação em missas em Aracoiaba e Baturité, e na segunda, 19, o dia é reservado para os festejos de São José.

Já nos dias 20 e 21, acontecerão visitas às escolas e reuniões com as comunidades ribeirinhas do rio Aracoiaba. Na quinta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o destaque é a realização da Blitz Ecológica na ponte sobre o rio Aracoiaba, enquanto na sexta será realizado o Seminário das Águas e, à noite, haverá a celebração com comunidades beneficiadas pelas Cisternas – Lagoinha – Aracoiaba.

A programação segue na manhã do dia 24, sábado, com o Encontro com as Famílias Atingidas pelo Açude Pesqueiro, em Capistrano. Já à noite acontece a Celebração na Comunidade Lagoa Grande.  A IX Semana encerra no dia 25, domingo, com o Iº Encontro Municipal das Famílias Beneficiadas com Cisternas de Placas, no distrito de Candeias, em Baturité.

Confira abaixo a programação completa.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/03/PROGRAMAÇÃO-DA-9ª-SEMANA-DAS-ÁGUAS-2012-COM-AS-MUDANÇAS.pdf”]