Cineclube Unilab exibirá “O Auto da Camisinha” nesta quarta-feira (21)

Data de publicação  16/03/2012, 15:07

O Cineclube Unilab dá continuidade às suas atividades, na próxima quarta-feira, dia 21 de março, a partir das 19h, no Anfiteatro, com a exibição do filme “O Auto da Camisinha”, do cineasta cearense Clébio Viriato Ribeiro. A produção tem participações especiais de Chico Anysio, Gero Camilo, André Lucas e um elenco de excelentes atores cearenses.  Livremente inspirado no roteiro do também cearense José Mapurunga, a obra é um média-metragem de ficção, do gênero comédia, com 45 minutos de duração.

“O Auto da Camisinha” se propõe a resgatar as diversas manifestações culturais e a força que o imaginário popular tem sobre o cotidiano das pessoas e levar – sem didatismo – a temática da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, o uso de preservativos e o sexo seguro, entre outras. A ideia deste filme é atingir dez milhões de pessoas entre adolescentes, jovens e adultos de todas as classes sociais no Brasil, América Latina, África de língua portuguesa, Europa e Estados Unidos.

Segundo o diretor, “O Auto da Camisinha” pretende ratificar e ampliar, através do circuito cinematográfico, sobretudo o alternativo, voltado a cineclubes, universidades, festivais, escolas da rede pública, ONGs, TVs públicas e comunitárias uma linha de arte-educação com teor preventivo, que prima por respeitar elementos culturais, sabedoria popular e linguagem cotidiana.

A HISTÓRIA

Juatama, pacata cidade do interior brasileiro, está prestes a se transformar em Patrimônio Folclórico da Humanidade. A cidade, ansiosa, se prepara para a chegada de Quarto Besouro, responsável direto pele veredito final que determinará se a cidade tem condições ou não de receber o título.

A população expõe, em praça pública, suas mais variadas manifestações folclóricas para convencer Quarto Besouro que o título é merecido. As autoridades locais tramam para que tudo dê certo. Durante a visita de Quarto Besouro, acontece um inusitado encontro com a diretora do grupo de teatro, Lionor, que irá mudar o rumo da história.

A Coordenação de Ações Culturais, ligada à pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), pensou o Cineclube Unilab com o objetivo de criar um espaço de diálogo sobre cultura e sociedade por meio da exibição de filmes/documentários e debate com diretores, elenco e outras pessoas envolvidas com as produções cinematográficas.