Encontro abordou o Programa Jovens Talentos para a Ciência

Data de publicação  16/03/2012, 14:22

Para apresentar o “Programa Jovens Talentos para a Ciência” e estimular os novos estudantes a participarem do processo seletivo, a pró-reitoria de Graduação (Prograd), que coordena o Programa na Unilab, realizou um encontro no final da manhã de hoje, 16 de março, no Anfiteatro. Na ocasião, o coordenador interino do Programa na Unilab, Howard Lopes, falou sobre os objetivos do “Jovens Talentos para a Ciência” e tirou as dúvidas levantadas pelos estudantes que iniciarão o ano letivo em junho próximo.

A pedagoga Socorro Maia e a assistente social Aline Crispim, ambas da Prograd, também participaram do encontro. A Prograd atua integradamente com a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge), Coordenações de Área e de Cursos.

Socorro Maia e Aline Crispim

Inicialmente, Howard falou sobre os programas de bolsas já implantados na Unilab, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e, que, diferente do “Jovens Talentos para a Ciência”, não são oferecidos para os alunos do primeiro semestre.

Howard Lopes

Na sequência, ele explicou os objetivos e o foco do Programa que, em 2012, é voltado somente para os calouros das instituições federais de ensino superior. Já a partir do ano que vem também poderão se inscrever os calouros das universidades estaduais e particulares.

Em relação às inscrições, Howard avisou que todos serão comunicados por e-mail sobre o dia em que deverão vir até a Unilab para fazer seu cadastro, o que ocorrerá na semana que vem. Para se inscrever é preciso apenas trazer o RG e o CPF; já as provas, de conhecimentos gerais, serão aplicadas na Unilab, no dia 29 de abril.

Jovens Talentos

O Programa, realizado conjuntamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferecerá seis mil bolsas de estudo aos estudantes, brasileiros e estrangeiros, que ingressaram em 2012 nas universidades federais e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As bolsas terão início em agosto deste ano, com duração de 12 meses, e um valor mensal de R$ 360.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de março, através de um formulário eletrônico disponível no Site da Capes. Os estudantes preencherão os formulários e repassarão à Prograd, que será a responsável pelo envio a Capes. A seleção, marcada para 29 de abril, será por meio de prova de conhecimentos gerais, elaborada pela Capes e composta por questões de múltipla escolha, a ser aplicada nas dependências da Unilab.

O objetivo maior é identificar os Jovens Talentos entre os calouros de 2012, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em Ciência e Tecnologia. Adicionalmente, os resultados obtidos poderão também ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações pelo fone 0800616161 ou no Site da Capes.