Estudantes estrangeiros tiram dúvidas sobre prazos de renovação dos vistos

Data de publicação  16/03/2012, 14:35

A Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da Unilab realizou no início da tarde de hoje, 16 de março, no Auditório, no Campus da Liberdade, em Redenção (CE) reunião com os estudantes estrangeiros. Conduzida pela assistente social Aline Crispim e pela assistente administrativa Meire Batista, o encontro teve o objetivo de esclarecer sobre o processo de concessão da renovação dos vistos e os respectivos prazos.

Na ocasião, Aline Crispim explicou aos 36 estudantes africanos que hoje estudam na Unilab que o prazo do visto de cada um é de exatamente um ano, sendo necessária a renovação em, no máximo, 30 dias, antes do visto expirar. Caso esse prazo não seja respeitado, haverá cobrança de multa. Segundo ela, o coordenador da CAE, José Veríssimo, participou de uma reunião com a Polícia Federal para entender o processo de renovação e pré-agendar o deslocamento até Fortaleza para que todos regularizem sua situação a tempo.

Meire Batista e Aline Crispim integram a CAE

Para fazer o pedido de prorrogação do visto de permanência no Brasil por mais um ano os estudantes precisarão preencher um formulário, disponível no site do Ministério da Justiça.  Depois todos terão que apresentar a cópia do passaporte completo, e os originais do RG ou protocolo e do CPF, além de declaração de matrícula, histórico escolar e declaração de que é bolsista, documentos que já foram providenciados pela CAE.

De acordo com Aline Crispim, os estudantes serão divididos em quatro turmas, dispostas de acordo com a data de vencimento do visto de cada um e levados até a sede da Polícia Federal em Fortaleza, em transporte da Unilab, para renovarem sua permanência. A data prevista é a primeira semana de abril, iniciando dia 2 e encerrando no dia 5, quinta-feira. Após o preenchimento do formulário e a entrega dos documentos, o prazo para o deferimento do pedido de renovação é de dois meses, ocasião em que haverá o pagamento de uma taxa no valor de R$ 124,00.