Data de publicação  21/03/2012, 14:34

Em comemoração aos 128 anos da Abolição da Escravidão no Ceará, teve início hoje, dia 21, o Seminário “De Zumbi dos Palmares a Dragão do Mar – Edição: Abdias do Nascimento”. Promovido pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR), o evento acontece até o próximo dia 23, no Centro de Eventos Uirapuru (CEU). Em pauta, diversas questões ligadas à temática das Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Hoje, o público presente discute os temas: Saúde da população negra, Economia do Negro e o Negro na Economia, A Questão Quilombola, Leis 10.639/03 e 11.645/08. Já amanhã, dia 22, os assuntos em debate serão: O negro e o mapa da violência, Cultura Afro-cearense, Ações Afirmativas e Turismo Étnico.  Encerrando a programação, no dia 23, as discussões girarão em torno da Abolição da Escravatura no Ceará e A trajetória de Abdias do Nascimento.

O tema “Zumbi dos Palmares a Dragão do Mar – Edição: Abdias Nascimento” faz referência ao intelectual brasileiro e militante da luta contra a discriminação racial e pela valorização da cultura negra. Abdias Nascimento (foto acima) escreveu vários livros sobre tema, foi deputado federal e senador da República, chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010. Ele morreu aos 97 anos, vítima de insuficiência cardíaca em decorrência de diabetes, em maio de 2011, no Rio de Janeiro.

Mais informações nos fones da CEPPIR: (85) 3466.4938 /(85)3466.4947/ (85)3466.4969.