Calouros fazem a inscrição no Programa “Jovens Talentos para a Ciência”

Data de publicação  22/03/2012, 11:10

Estudantes aguardam para fazer a inscrição no Programa

A Unilab, através do Pró-reitoria de Graduação (Prograd), recebeu hoje pela manhã as inscrições dos calouros interessados em participar do Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leandro Araújo realiza a inscrição

Leandro Araújo de Brito, 23 anos, veio do município de São Benedito para se inscrever no Programa. “Quero ser um pesquisador na minha área, então, acho que pode ser importante participar. Sou muito curioso. Acredito que o programa vai extrair o que há de melhor em cada aluno beneficiado”, explicou o estudante que vai iniciar o curso de Ciências Humanas em junho na Unilab.

Gessylane da Silva Lima também veio fazer a inscrição

Com a mesma expectativa, Gessylane da Silva Lima, 17 anos, do distrito de Vazantes, em Aracoiaba, também estava na fila para fazer a inscrição. “É uma oportunidade para crescer na universidade e ter um aprendizado”, declarou a aluna da próxima turma do curso de Ciências Humanas. Sobre a prova de conhecimentos gerais, que acontece no dia 29 de abril, ela afirmou que: “vou dar o melhor de mim. Sempre estou lendo jornais e revistas para ficar atualizada”.

O Programa “Jovens Talentos para a Ciência” oferecerá seis mil bolsas de estudo aos estudantes, brasileiros e estrangeiros, que ingressaram em 2012 nas universidades federais e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As bolsas terão início em agosto deste ano, com duração de 12 meses, e um valor mensal de R$ 360. O objetivo maior é identificar os Jovens Talentos entre os calouros de 2012, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em Ciência e Tecnologia.