Resultado da seleção de alunos estrangeiros

Data de publicação  23/03/2012, 16:50

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) divulga o Resultado do Processo Seletivo para ingresso em seus cursos de Graduação, no ano letivo de 2012, para candidatos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. No total, foram selecionados 104 estudantes que terão cinco dias úteis (26 a 30 de março de 2012) para confirmar, por escrito, seu interesse em matricular-se, para que a Unilab possa emitir o documento necessário para a obtenção de visto. A Unilab também divulgou os Selecionados do Timor Leste, que já estão em Redenção (CE).

Os candidatos aprovados devem preencher e assinar o Formulário de Confirmação de Interesse e entregá-lo na Missão Diplomática onde se inscreveu. Aquele que não confirmar, por escrito, seu interesse em matricular-se, no prazo previsto, será considerado desistente e substituído pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificação do processo seletivo. Pede-se que o estudante envie também esta confirmação, até o dia 30 de março, por fax (55-85-3332-1482) ou por correio eletrônico (digitalizada), para vicereitoria@unilab.edu.br.

Segundo o edital, o selecionado que não comparecer pessoalmente para efetuar a matrícula inicial, no prazo estabelecido no calendário acadêmico, perderá o direito à sua vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificação. Somente poderão ser matriculados os classificados que tenham concluído o Ensino Médio (Secundário) e que apresentem, no ato da matrícula, os documentos escolares listados abaixo:

a) passaporte, contendo aposto o Visto Temporário IV;

b) histórico escolar do Ensino Médio (Secundário), autenticado pela autoridade consular brasileira de sua jurisdição;

c) documento (original) comprobatório da conclusão do Ensino Médio (Secundário), que deverá ter sido expedido pelo Ministério da Educação, ou equivalente, do país de origem do candidato, autenticado pela autoridade consular brasileira de sua jurisdição;

d) Cartão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a ser requerido por via eletrônica, e formalizado depois da chegada do candidato ao Brasil;

e) Protocolo de registro junto ao Departamento de Polícia Federal, em Fortaleza.

Não poderá efetivar sua matrícula o candidato que deixar de apresentar qualquer um dos documentos relacionados acima, não cabendo recurso, nem sendo facultada a matrícula condicional.

SELECIONADOS DE ANGOLA, CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU, MOÇAMBIQUE E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/03/CONFIRMAÇÃO-20121.pdf”]

SELECIONADOS DO TIMOR-LESTE

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/03/CLASSIFICAÇÃO-DOS-CANDIDATOS-DO-TIMOR-LESTE.pdf”]

FORMULÁRIO DE CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/03/Confirmação-de-Interesse-VALENDO1.pdf”]

As inscrições para os candidatos estrangeiros foram realizadas nas Missões Diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, no período de 6 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012. Um total de 204 estudantes estrangeiros fez suas inscrições nesses países e, posteriormente, a documentação foi enviada ao Itamaraty, em Brasília, e encaminhada à Unilab.

Em seguida, as candidaturas foram submetidas à Comissão de Seleção, composta por professores dos diversos cursos ofertados e coordenada pela vice-reitora da Unilab, Maria Elias Soares. A Comissão analisou o histórico escolar do candidato, para atribuição de uma Nota do Ensino Médio (NEM), e fez a correção da Redação.

Para 2012 foram oferecidas 370 vagas para estrangeiros e, deste total, por força de acordo específico, a Unilab disponibilizou 69 vagas somente para Timor Leste, sendo 30 específicas para o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, e as demais divididas entre os cursos restantes. As outras 300 vagas foram divididas entre os sete cursos oferecidos pela Unilab, para estudantes nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, para ingresso em junho e setembro do ano letivo de 2012.

De acordo com a vice-reitora Maria Elias, na medida do possível, as vagas foram distribuídas de forma equitativa entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Caso não sejam preenchidas as vagas disponibilizadas para um ou mais países, estas serão remanejadas para outros em que haja candidatos aprovados, respeitando-se a opção pelo curso e a ordem de classificação dos candidatos.