Conheça mais o Timor-Leste

Data de publicação  26/03/2012, 14:34

O Timor-Leste está situado no sudeste asiático, sendo o único país independente do continente que utiliza a língua portuguesa como oficial. Dessa forma, Timor-Leste e Brasil traçam relações não apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais. Assim como o Brasil, Timor-Leste também faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma organização que busca a integração dos territórios lusófonos.

O Timor-Leste é uma nação heterogênea em diversos aspectos. Confira abaixo algumas informações sobre este país, considerado como um dos mais jovens do mundo.

Localização

É a menor e a mais oriental das ilhas do arquipélago malaio, localizada a cerca de 550 km ao norte da Austrália. O país é bastante montanhoso, com clima tropical, bem parecido com o Brasil, apresentando duas estações anuais determinantes.

Independência

A região foi colonizada por Portugal até 1975. Neste mesmo ano, foi ocupada pelo país vizinho, a Indonésia, durante os 24 anos seguintes. A independência do país só foi conquistada em 2002, após longos períodos de conflitos e negociações, tornando um dos países mais jovens do mundo.

População

De acordo com o Censo de 2004, o país tem 924 mil habitantes, sendo a origem principalmente portuguesa e indonésia.

Idioma

Em Timor-Leste, a língua mais falada é o tétum; o português é falado por menos de 20% da população (13,6% de acordo com o primeiro censo pós-independência, realizado em 2004), sendo principalmente pela geração mais velha. Essa  porcentagem tende a aumentar já que o português tem sido ensinado à geração mais nova e a adultos interessados. Há mais de 30 dialetos nacionais em Timor-Leste.

Economia

Timor-Leste é considerado como um dos países mais pobres do mundo e enfrenta uma série de problemas nas tentativas de reconstruir a economia após os períodos de conquista da independência.

Atualmente, a economia depende da exportação do café e do petróleo extraído no oceano. No início desse século, cerca de 90% da população vivia da agricultura. Estima-se que 50% da população esteja desempregada.

Educação

O nível da educação em Timor-Leste é muito baixo em termos de padrões internacionais.

Algumas estatísticas:

– 25 a 30% das crianças de idade escolar não têm acesso a escolas;

– 60% população adulta iletrada ou sem educação básica;

– 23% frequentaram a educação primária;

– 18% frequentaram a educação secundária;

– 1,4% frequentaram pós-secundário ou terciário;

– Mais da metade da população adulta não pode ler ou escrever;

Infraestrutura:

– 800 escolas primárias (104 são privadas)

– 133 escolas pré-secundarias (40 privadas)

– 61 escolas secundárias (24 privadas)

– 10 escolas técnicas profissionais públicas e 4 privadas

– 1 Universidade Pública e 17 Universidades e Instituições de Ensino Superior Privadas

Fonte: MEC