Estudantes da Unilab têm aulas práticas em laboratórios da UFC

Data de publicação  27/03/2012, 12:45

Estudantes fazem aulas em laboratórios

Os estudantes dos cursos de Engenharia de Energias, Ciências da Natureza e Matemática, Agronomia e Enfermagem têm a oportunidade de, a partir deste trimestre, participar de aulas práticas nos laboratórios de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Ceará. São mais de 360 alunos da Unilab que colocam em prática o que aprendem em sala de aula.

As disciplinas acontecem aos sábados, em turmas de 20 alunos que se revezam nos horários de 08h as 12h e de 14h as 18h. No decorrer deste trimestre, serão realizadas cinco aulas nos laboratórios. As próximas turmas assistem as disciplinas na UFC nos dias 31 de março, 14 e 28 de abril e 05, 12 e 19 de maio.

Os professores Maria do Socorro e José Berto Neto e a técnica de Química, Ana Kátia

A primeira aula aconteceu no último sábado (24). De acordo com o professor de Ciências da Natureza e Matemática, José Berto Neto, a aula foi bastante positiva. “Os discentes vibraram muito com as experiências de física e química. Eles estavam com muitas dúvidas e com vontade de conhecer como acontecem os processos”, afirma o professor.

Ednangelo realiza experimentos

O estudante de Agronomia, Ednangelo Duarte Pereira, 23 anos, pretende atuar na área quando terminar o curso. “É uma oportunidade para que a gente tenha o primeiro contato com os instrumentos de mercado. Foi esclarecedor, além de enriquecer a bagagem acadêmica”, fala o estudante sobre o primeiro dia de aula no laboratório.

Alana Rodrigues Bernardo, 18 anos, cursa Agronomia e afirma que a experiência é interessante. “É diferente porque eu nunca tinha assistido uma aula em laboratório. No começo, eu fiquei nervosa, com medo de quebrar alguma coisa ou fazer algo errado, mas a professora sempre estava lá para tirar as dúvidas”, explica Alana.

A técnica de Química, Ana Kátia, e a professora Maria do Socorro

A professora do curso de Agronomia, Maria do Socorro Moura Rufino, parabeniza os estudantes pela organização, cumprimento dos horários e integração para o desenvolvimento dos trabalhos. “A aula prática é fundamental porque consolida os ensinamentos teóricos adquiridos em sala de aula”, comenta.

Aulas práticas no laboratório de Química

A utilização dos laboratórios pelos alunos da Unilab acontece por meio de uma parceria com a UFC, através do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e com o Departamento de Física.