Curso de Introdução à Arqueologia inicia com Aula Inaugural

Data de publicação  28/03/2012, 16:16

Ao fundo, a pró-reitora Stela Meneghel fala aos participantes

A Aula Inaugural do curso de Introdução à Arqueologia aconteceu durante a manhã de sábado passado (24), no Campus da Liberdade, em Redenção (CE). Voltado para a comunidade do Maciço de Baturité, o curso, que será realizado nas manhãs de sábado, na Unilab, tem carga horária de 20 horas/aula, divididas em aulas teóricas, exibição de vídeos e debates, além de uma visita técnica ao sítio arqueológico da Serra do Evaristo, em Baturité. A realização é da Unilab, em parceria com a Arqueosocio (Consultoria em Arqueologia e Sociologia), Crede 8 (Secretaria da Educação do Estado) e Ponto de Cultura Quilombola Serra do Evaristo.

Cacique Sotero, reitor Paulo Speller e professora Evanir Morais

A solenidade de abertura aconteceu no pátio do Bloco Administrativo e contou com a presença do reitor da Unilab, Paulo Speller; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unilab, Stela Meneghel; da coordenadora de Extensão e Relações Comunitárias da Unilab, Sâmia Maluf; do representante dos índios Kanindé de Aratuba, Cacique Sotero e do representante da Comunidade da Serra do Evaristo, professor e articulador cultural, Batista Lima de Assis.

Na mesa de abertura, representantes de todas as entidades envolvidas

Também presentes, o representante da 8ª. CREDE, João Paulo de Castro; a representante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), professora Evanir Morais e o representante da Arqueosocio, empresa que fará as escavações na Serra do Evaristo, o arqueólogo Igor Pedroza, que será o responsável pela parte técnica do curso. Na ocasião, a professora Sâmia Maluf deu as boas-vindas aos participantes e, em seguida, passou a palavra aos outros membros da mesa para uma saudação inicial. Na sequência, o reitor Paulo Speller ministrou a Aula Inaugural do curso.

Cerca de 130 pessoas participaram da Aula Inaugural do curso de Arqueologia

Após a apresentação do reitor da Unilab, todos os participantes se dirigiram ao Anfiteatro da Universidade para a aula técnica do arqueólogo Igor Pedroza que definiu os seguintes objetivos específicos do curso: Situar o tempo histórico no tempo das ciências naturais, desmistificar a pesquisa arqueológica e explorar seus aspectos históricos e teóricos; Discutir os principais conceitos que norteiam o patrimônio arqueológico, compreendendo que a relação do homem com a natureza se faz através de fatores culturais; e apresentar as principais metodologias utilizadas na pesquisa arqueológica de campo, laboratorial e institucional, com vistas ao entendimento da experiência do homem no tempo e espaço.

O Anfiteatro da Unilab ficou lotado durante a aula técnica

Além de abordar os conceitos básicos de arqueologia e de patrimônio histórico e cultural, ele também falou um pouco sobre o projeto de escavação do sítio-cemitério que existe na Serra do Evaristo, caracterizado pela presença de várias urnas de cerâmica, provavelmente utilizadas em rituais de sepultamento de indígenas que habitavam a região há centenas de anos. Durante a aula, o arqueólogo mostrou um croqui com um mapa, elaborado por ele, mostrando a localização das urnas encontradas na comunidade do Evaristo.

O arqueólogo Igor Pedroza durante sua explanação aos alunos

Igor Pedroza aproveitou para explicou como se dará o processo e os diferentes momentos da pesquisa arqueológica. De acordo com ele, o projeto inicial do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional) no sítio arqueológico da Serra do Evaristo terá uma duração de seis meses para a conclusão das pesquisas e divulgação dos resultados. Para o arqueólogo, o local pode ser objeto de pesquisa por vários anos.