Inscrições para Curso de Informática Básica

Data de publicação  04/04/2012, 17:29

A Coordenação do Curso de Engenharia de Energias, em parceria com o Programa de Bolsa de Tecnologia da Informação (PROBTI), vai promover um Curso de Informática Básica voltado aos estudantes regularmente matriculados na Unilab. Serão ofertadas 40 vagas distribuídas em duas turmas com início das atividades marcado para os dias 11 e 13 de abril, respectivamente.

Serão quinze encontros até julho, com uma aula por semana para cada turma no período da tarde (13h às 17h) no Laboratório de Informática. Para a turma A, as aulas serão às quartas-feiras. Para a turma B, os encontros serão às sextas-ferias. Além da ajuda dos professores, os bolsistas do PROBTI ficarão responsáveis pelo suporte aos alunos em sala de aula.

O curso foi dividido em cinco módulos:

Módulo I:  Conceitos básicos da Informática (História dos computadores, componentes do computador, dispositivos de entrada e saída, , conceitos básicos de hardware, conceitos de softwares).

Módulo II:  Sistemas Operacionais (Linux, Windows  (Win98, Win2000, WinNT,  WinXP, WinVista, Win7), ambientes de trabalho, gerenciamento de janelas).

Módulo III:  Explorer/Gerenciamento de arquivos (Criando, renomeando, movendo e apagando arquivos  e pastas. Tipos de arquivos e suas extensões, Explorer e seus componentes, atalhos fundamentais)

Módulo IV: Ferramentas de escritório (Diferenças entre Microsoft Office e BrOffice/LibreOffice, trabalhando com processadores de textos (Word  e  Writer), criando planilhas (Excel  e  Calc), ferramentas de apresentações (PowerPoint  e  Impress).

Módulo V: Internet (História da Internet, o que é Internet, serviços e aplicativos, redes sociais, correio eletrônico, navegadores, Sites de buscas)

Os alunos interessados devem procurar a secretaria da Coordenação de Cursos nos dias 09 e 10 de abril, das 8h às 17h.