Ceará sedia Colóquio Internacional da Língua Portuguesa na Internet

Data de publicação  09/04/2012, 12:30

O Estado do Ceará foi escolhido para sediar o Colóquio Internacional “A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital”, promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) entre os dias 24 e 26 de abril. A abertura do encontro será no dia 24, na sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), na cidade de Redenção. Após o credenciamento, a programação oficial começa com a mesa de abertura e as conferências do dia. Nos dias 25 e 26, as atividades continuam no Convento dos Capuchinhos, no município de Guaramiranga, onde acontecerão as demais conferências e debates do evento.

Confira a Programação.

O objetivo do Colóquio é proporcionar a troca de experiências sobre a circulação e os mecanismos de gestão que estão sendo desenvolvidos na área da Língua Portuguesa na Internet. Entre os temas discutidos estão as perspectivas e desafios da Língua Portuguea na Internet; inclusão digital nos países lusófonos; o futuro das línguas na internet, entre outros. A programação conta com a presença de conferencistas de países como Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, República Dominicana e Estados Unidos. Os interessados em participar do Colóquio devem fazer as inscrições no blogue do IILP.

O Colóquio tem o apoio da Unilab, que vai estar representada no evento pelo reitor Paulo Speller, além de professores e servidores da Universidade. Participam também do encontro membros do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), do Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional (NILC) da Universidade de São Paulo, do Ministério da Educação através da Secretaria da Educação Estadual, dentre outros convidados.

Links para Transmissão pela Internet

Você pode acompanhar a programação do Colóquio através da internet. Abaixo seguem os links de acesso para cada dia de atividade:

Dia 24/04 –  Redenção

Dia 25/04 – Guaramiranga

Dia 26/04 – Guaramiranga

Link para Transmissão Interativa – clique AQUI

Informações sobre Transporte de Participantes

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) informa aos inscritos no Colóquio Internacional “A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital”, que disponibilizará transporte para Redenção e Guaramiranga, no dia 24 de abril. Neste dia, um micro-ônibus sairá às 6h30 da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica), passando pelo Hotel Quality (Av. Beira Mar, 2340, Meireles) às 7h e seguindo para Redenção. Neste micro-ônibus haverá 17 vagas. Um ônibus também sairá às 7h do Hotel Beira Mar (Av. Beira Mar, 3130, Meireles, Fortaleza, CE) com destino a Redenção e disponibilizará 14 vagas para os inscritos.

Já no dia 26 de abril haverá duas saídas de Guaramiranga, com destino a Fortaleza: um ônibus, às 10h, com capacidade para transportar 44 pessoas; e um micro-ônibus, às 14h, com capacidade para transportar 25 pessoas.

Sobre Fortaleza

Fortaleza, capital do Ceará

Fortaleza, capital do Ceará, é a quinta cidade mais populosa do Brasil. Tem 2.452.185 habitantes, segundo o último censo realizado pelo IBGE. É uma das principais rotas turísticas do país. Além das belas praias, oferece infraestrutura adequada de receptivo e lazer. É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5.608 km de Lisboa, Portugal. Fortaleza será uma das subsedes da Copa de 2014.

Sobre Redenção

Redenção, a 63km de Fortaleza

A cidade de Redenção compõe o chamado Maciço de Baturité. Região emoldurada de serras e montanhas, que fica a 63 km de Fortaleza. É um dos menores municípios cearenses, com apenas 26.423 habitantes. É conhecida nacionalmente por ter sido a primeira cidade brasileira a abolir a escravatura, em 1883. É lembrada também pela produção de aguardente e pelas belas cachoeiras. A sede da Unilab fica em Redenção.

Sobre Guaramiranga

Guaramiranga está localizada no Maciço de Baturité, no Ceará

Está situada a 110 km de Fortaleza, com acesso pela CE 060 (Fortaleza-Baturité-Guaramiranga) e CE 065 (Fortaleza-Palmácia-Guaramiranga). O município serrano encontra-se à 865m de altitude, totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com temperatura que varia entre 18 e 25ºC.

A cidade, que possui um pouco mais de 4 mil habitantes, se destaca no cenário nacional principalmente pela realização de diversos eventos de cunho cultural e turístico. A gastronomia também tem relevância no município. Na praça do Teatro Rachel Queiroz, é possível encontrar restaurantes que oferecem um cardápio nacional e internacional.

Sobre o Convento dos Capuchinhos

Área interna do Mosteiro dos Capuchinos

O Convento dos Capuchinhos é uma construção do século XIX, localizada na ladeira da Gruta. O espaço foi construído por missionários Capuchinhos vindos da Itália na década de 30. O convento fico ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes sob a liderança de freis brasileiros. Atualmente, boa parte das alas é destinada à recepção de hóspedes.