CAE/Prograd realiza II Reunião do Fórum de Assuntos Estudantis

Data de publicação  10/04/2012, 07:54

A Coordenação de Assuntos Estudantis/CAE-Prograd realizou na tarde desta terça-feira (10) a segunda reunião do Fórum de Assuntos Estudantis (FAE) no anfiteatro do Campus da Liberdade, da Unilab. O encontro tem o objetivo de intensificar o diálogo entre alunos e gestores e construir coletivamente as bases de uma política estudantil na universidade.

A assistente social da CAE, Aline Crispim, ressaltou a importância da participação dos estudantes nesse processo. Aline disse ainda que o Fórum é um espaço de discussão, planejamento e avaliação das ações que envolvem os alunos sejam na esfera econômica (auxílios e bolsas) quanto nas questões sociais, esportivas e culturais.

José Veríssimo (Coord. Assuntos Estudantis) e Aline Crispim (assistente social da CAE)

O encontro começou com o relato dos informes. O Coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, avisou aos presentes que a CAE está conhecendo experiências de  sucesso de política estudantil nas universidades públicas. Está agendada para esta semana uma viagem a São Paulo para visitar a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), referência em assistência à saúde aos discentes. Ele relatou ainda uma visita  feita recentemente ao Ministério da Educação para entender melhor a gestão financeira dos recursos destinados à assistências estudantil nas universidades públicas.

Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação

A Pró-Reitora de Graduação, Jacqueline Freire, agradeceu a presença de todos e fez questão de dar uma boa notícia. Segundo ela, os novos profissionais que vão ingressar na universidade nos próximos meses, aprovados no primeiro concurso para técnicos-administrativos, vão reforçar ainda mais a política de assistência estudantil. Jacqueline citou os servidores das áreas da Medicina, Enfermagem e Psicologia, fundamentais para a implantação os serviços de saúde e apoio psico-social na Unilab.

O encontro prosseguiu com a discussão da pauta, que incluiu ainda um debate sobre Gestão Colegiada, Resolução 18/2011 (que trata do Programa de Assistência ao Discente – PAD) e o Programa ELOSS (Projeto Travessia).

Marcelo Rodrigues, aluno do curso de Engenharia de Energias

Para o estudante Marcelo Rodrigues, do curso de Engenharia de Energias, a expectativa é que “a gente consiga resolver algumas dificuldades e criar um diálogo permanente entre a instituição e os estudantes. Ele aproveitou pra mandar um recado aos colegas. “Participação não é só fazer um comentário com um amigo, individualmente. É marcar presença e se manifestar em público sobre os problemas que a gente enfrenta no dia-a-dia”, enfatizou Marcelo.