Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Especialistas da Embrapa realizam palestras sobre segurança em laboratórios

Data de publicação  13/04/2012, 12:53
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Estudantes de Agronomia recebem visita de especialistas da Embrapa

Os alunos da disciplina “Práticas de Laboratório” do curso de Agronomia tiveram uma aula diferente, na manhã desta sexta-feira (13), com a presença das representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Márcia Régia Souza da Silveira e Joiciney das Chagas Silva. As especialistas falaram sobre as regras e os cuidados que os profissionais devem ter durante o manuseio de equipamentos e realização de procedimentos em um laboratório de pesquisa.

Márcia Régia, representante da Embrapa, esteve presente no encontro com os estudantes

A gestora do Laboratório de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita da Embrapa Tropical, em Fortaleza, Márcia Régia, afirmou que momentos como estes são importantes porque demonstra a preocupação da Universidade de levar aos alunos noções de segurança dentro dos laboratórios. “O que a gente falou aqui são dicas para a construção de um ensinamento voltado para os cuidados profissionais. Temos a experiência da Embrapa que já tem toda a bagagem na área de segurança, assim fica fácil esclarecer aos alunos”, explicou.

Joiciney das Chagas Silva foi uma das palestrantes

Joiciney das Chagas Silva, engenheira de segurança do trabalho da Embrapa, avaliou  o encontro como maravilhoso. “O curso de Agronomia tem tudo a ver com o trabalho desenvolvimento pela Embrapa, já que atuamos diretamente nessa área. A orientação que dou aos alunos é trabalhar com segurança, evitar atos de insegurança e fazer o trabalho consciente. Isso depende principalmente do profissional”, alertou a engenheira.

O estudante Fernando Pinto aproveitou as orientações das especialistas

O estudante do curso, Fernando Pinto, 19 anos, de Moçambique, achou que a aula foi bastante produtiva. “Deu para a gente perceber melhor o que vinha vendo em sala de aula. Palestras que interagem com os estudantes são boas porque não ficam cansativas e são mais fáceis de compreender”, destacou o estudante.

Professora Socorro Rufino mediou a conversa em sala de aula

As especialistas vieram à Unilab a convite da professora da disciplina, Maria do Socorro  Moura Rufino, que destacou essa palestra como importante para os estudantes do curso,  já que eles iniciaram as aulas práticas em laboratórios. “Utilizar equipamentos de segurança de forma correta é a maneira mais eficaz para fazer um bom trabalho. Essa aula serve para qualquer disciplina que eles vão realizar dentro de laboratórios”, comentou a professora.

Categoria