Estudantes da Unilab conheceram o Desafio Sebrae

Data de publicação  13/04/2012, 15:44

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebeu no final da manhã de hoje, dia 13, a visita do representante do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o analista técnico Gerd Müller Brilhante. Ele veio conversar com estudantes e professores sobre o Desafio Sebrae, que está com inscrições abertas para universitários até o dia 18 de maio.

Na ocasião, ele apresentou o jogo e tirou dúvidas dos alunos, estimulando a participação na competição que está na 13ª edição. O Desafio Sebrae é promovido em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Em sua fala, Gerd Müller (foto acima) explicou que, no Desafio, além da experiência de administrar uma empresa, existe também o caráter social de estimular o trabalho em equipe, desde a disseminação de uma ideia até o momento de colocá-la em prática. “O jogo é um estímulo ao desenvolvimento do empreendedorismo universitário, que vai sentir a necessidade de se atualizar e de intercambiar informações”.

Para o estudante do curso de Administração, Greg Jordan Alves (foto acima), 19 anos, o Desafio Sebrae é uma ótima oportunidade de colocar em prática o que está aprendendo no curso e também de conhecer novas experiências. “Estou muito a fim de participar e aprender o máximo, para aplicar depois na realidade do meu dia-a-dia”.

Ao final da conversa, a coordenadora de Extensão da Unilab, Sâmia Maluf (foto acima), que organizou a atividade, confirmou aos presentes que, após o encerramento das inscrições, haverá uma nova visita da equipe do Sebrae. “Após o dia 18 de maio, agendaremos uma nova reunião para que os estudantes que se inscreverem possam ter mais esclarecimentos e tirem quaisquer dúvidas que ainda existam”, afirmou a coordenadora.

A disputa

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, com o objetivo de  disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos durante o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios. Podem participar os estudantes de qualquer curso de graduação que estejam com a matrícula ativa em 2012. As inscrições são realizadas no site www.desafio.sebrae.com.br ou durante as visitas das equipes do Sebrae às universidades. Os grupos podem ter entre dois e cinco estudantes, podendo pertencer a instituições de ensino diferentes. O investimento é de  R$ 50 por equipe.

Em 2012, os participantes terão a missão de administrar uma fábrica de frutos tropicais, trabalhando com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais. Os estudantes deverão tomar decisões relacionadas à produção e a prestação de serviços de alimentação. Os vencedores da etapa estadual representarão o Ceará na semifinal nacional do jogo, que será realizada em Salvador, além de receber brindes e ter acesso aos cursos oferecidos pelo Sebrae.

A semifinal terá 32 equipes que venceram nos seus respectivos estados, e classificará oito equipes para a final nacional, que também acontecerá na Bahia. Na fase internacional participam os vencedores nacionais de cada país participante do Desafio Sebrae. Em suas treze edições, mais de 1,2 milhão de estudantes já participaram do jogo.

Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A campeã nacional ganhará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.

De 11 de abril a 18 de maio – inscrições

Maio – início do jogo

Outubro – premiação dos campeões nos estados

13 de novembro – premiação nacional