Missão da Unilab viaja para Angola

Data de publicação  13/04/2012, 18:06

Uma missão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) visita Angola, na África, no período entre os dias 16 e 21 de abril. A comitiva é composta pelo reitor da Unilab, Paulo Speller; pela assessora de Relações Institucionais, Camila Diógenes, e por Pierre Jaisson , representante do COFECUB (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil). Desde 2011, a Unilab está articulando com o COFECUB uma cooperação triangular na área de Engenharia, que será um dos focos dessa missão.

A Unilab realizou sua primeira missão em Angola ainda na fase de implantação da universidade, em 2009, por ocasião da Reunião Anual da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP). A Unilab foi representada pelo reitor Paulo Speller, na época presidente da comissão de implantação.

Segundo Camila Diógenes, na ocasião, foi pensada a formação das equipes das universidades públicas, especificamente a formação de quadros em metodologias de ensino, metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa, tecnologias educativas e biblioteconomia. Essa ação é desenvolvida em parceria, no Brasil, com a Assessoria Internacional do Ministério da Educação; e, em Angola, com a Secretaria de Estado para o Ensino Superior e a Coordenação da Universidade Agostinho Neto.

PROGRAMAÇÃO

A missão chega a Luanda, capital angolana, na manhã de segunda-feira (16) e já na tarde do mesmo dia se reunirá com Aurora Ferreira, do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Depois haverá uma visita a Embaixada da França, no final da tarde.

Já na manhã do dia 17, acontecerá um encontro com a Embaixadora do Brasil em Angola, Ana Lucy Gentil Cabral Petersen. Na parte da tarde, haverá reunião com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Angola, João Sebastião Teta, e sua diretoria. No mesmo dia, à noite, os membros da missão jantarão com o Embaixador da França.

Na manhã do dia 18, está agendada uma conversa com o diretor do Centro Nacional de Investigação Científica de Angola, Armando Valente. No período da tarde, a comitiva da Unilab se reúne com a Decana da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN), Dra. Alice. Já no dia 19, no final da manhã, está marcado um encontro com representantes da FAO em Angola e, à tarde, reunião com o Decano da Faculdade de Ciência da UAN, João Silva.

MISSÕES

A Unilab já realizou este ano uma missão internacional, que visitou Cabo Verde e Guiné-Bissau, na África. Entre os dias 3 e 15 de fevereiro, a comitiva realizou várias atividades, com o objetivo de avançar nas articulações com universidades, ministérios da Educação e embaixadas brasileiras nos países visitados. Na ocasião, a equipe divulgou o calendário de inscrições para a seleção de alunos estrangeiros dos cursos de Graduação da Unilab.

Além das visitas oficiais, foram realizados dois seminários para apresentar a Unilab à sociedade de Cabo Verde e Guiné-Bissau, que aconteceram nos centros culturais das Embaixadas do Brasil dos dois países. Outra pauta importante discutida durante a viagem foi o programa ECOSS, Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos, voltado para a criação de uma rede internacional no eixo Sul-Sul para ações de pesquisa, comunicação e formação na área da Educação de Jovens e Adultos.

As missões da Unilab nos países parceiros ocorrem desde 2008, quando foi instalada a comissão de implantação da universidade, por determinação do Ministério da Educação. Nesses quatro anos, já foram realizados vários convênios de cooperação técnica, oficinas, visita de alunos africanos à Unilab, reuniões e encaminhamentos para criação de cursos de graduação e pós-graduação.