Prêmio Fundação Bunge destacará pesquisadores em Ciências Sociais e Agrárias

Data de publicação  16/04/2012, 15:46

O Conselho da Fundação Bunge, formado por intelectuais e membros da Bunge Brasil, definiu os temas do Prêmio Fundação Bunge 2012. Este ano, a premiação contemplará pesquisadores ligados à Avaliação Educacional, na área de Ciências Humanas e Sociais, e à Segurança Alimentar e Nutricional, na área de Ciências Agrárias. Serão quatro premiados: dois na categoria Vida e Obra e dois na categoria Juventude. Todos receberão medalhas de ouro e prata, diplomas em pergaminho e um prêmio de R$ 135 mil e R$ 50 mil, respectivamente.

Em sua 57ª edição, o Prêmio Fundação Bunge é concedido aos que, nos últimos anos, hajam prestado relevantes serviços as Ciências, Letras ou Artes, tornando-se de reconhecimento público. Na categoria Juventude, se destina aos jovens com até 35 anos de idade, e é atribuído à melhor dissertação de Mestrado, tese de Doutorado ou a candidato que tenha se revelado ou sobressaído nas especialidades acima mencionadas.

O Prêmio Fundação Bunge é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual, por reconhecer o trabalho de pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento do Brasil e estimular jovens talentos. Os candidatos ao Prêmio não são inscritos, mas sim indicados pelas principais universidades e entidades científicas e culturais brasileiras, entre elas, o Conselho Nacional de Educação. O período para indicação acontece entre abril e maio.

Uma Comissão Técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano. Já foram premiados nomes como Oscar Niemeyer, Di Cavalcanti e Érico Veríssimo.

Para conhecer os contemplados das edições anteriores e outras informações sobre a premiação, acesse o Site da Fundação.