SESC Colônia Ecológica de Iparana sedia “V Abril pra Angola – No Caminho da Ancestralidade”

Data de publicação  17/04/2012, 15:14

Entre os dias 19 e 22 de abril, o SESC Colônia Ecológica de Iparana, em Caucaia (CE), receberá o “V Abril pra Angola – No Caminho da Ancestralidade”. O evento, realizado pelo Òrun Àiyé – Centro de Cultura Popular e Afro-brasileira, em parceria com o Instituto de Consciência Global (Janus), tem o patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Prefeitura de Fortaleza.

Oficinas de Capoeira Angola; africanidade baseada na Lei 10.639; culinária ancestral; danças maranhenses; percussão e danças populares fazem parte da programação, que também conta com rodas, samba, tambor de crioula, mostra de vídeos, fogueira da memória com contação de histórias Africanas e Afro-brasileiras, palestras e festa Afro.

No primeiro dia de evento, após o credenciamento, que ocorrerá no Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC), os participantes vão conferir como foi o “IV Abril Para Angola: Da Senzala a Casa Grande”, que aconteceu na Paraíba, em 2011. Em seguida, acontece a abertura da mostra de vídeo: Capoeira uma Cultura Ancestral de Paz, do Ministério da Cultura.

À noite, a partir das 19h30, será a abertura oficial do evento com uma roda de mestres, seguido por um jantar ancestral no Espaço Consciência Corporal e Ancestralidade Africana (Rua Magistrado Pompeu, 385, Cocó, em Fortaleza).

Nos demais dias os Mestres convidados: Cabello e Boca Rica, da Bahia; Meinha, de São Paulo e Marron, do Rio de Janeiro, trarão sua experiência e conhecimentos para o V Abril pra Angola.

“Nas oficinas de Capoeira serão abordados os temas africanidade, brasilidade, expressão corporal, musicalidade, ancestralidade, fundamentos e tradições”, afirma mestre Rafael Magnata, organizador do evento. “O tema da ancestralidade é vivenciado pelos capoeiristas diariamente. Essa arte tipicamente brasileira nos proporciona saberes que devem ser compartilhados”, completa.

Serviço:

V ABRIL PRA ANGOLA – NO CAMINHO DA ANCESTRALIDADE

Data: De 19 a 22 de abril

Local: Dia 19: Credenciamento – Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC),  Benfica – Fortaleza (CE).

Abertura do evento: a partir das 19h30, na Rua Magistrado Pompeu, 385, Cocó – Fortaleza (CE).

Demais dias (20 a 22): SESC Colônia Ecológica de Iparana – Caucaia (CE)

Mais informações: Mestre Rafael Magnata – (85) 8737.7864 / 9655.0930.