Unilab e Unifesp iniciam parceria para realização de pesquisa

Data de publicação  18/04/2012, 09:42

Fernanda Cruz e Juliana Céspedes da Unifesp colaboram com a assistência estudantil da Unilab

As professoras Fernanda Cruz e Juliana Céspedes, respectivamente coordenadoras de Ações Afirmativas e de Permanência e de Atividades Extracurriculares da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cumprem agenda de atividades, nesta quinta (19) e sexta-feira (20),  na Unilab. O objetivo da visita é compartilhar a experiência da Unifesp na área de assistência aos discentes e auxiliar a Unilab na realização de uma pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos seus estudantes

Nestes dois dias, estão sendo realizadas reuniões para a elaboração desta pesquisa e a aplicação de pré-testes com alunos da Unilab. Após esse momento, o formulário da pesquisa será consolidado e aplicado no final de abril e início de maio. A análise desses dados pretende contribuir para a revisão do Programa de Assistência ao Discente (PAD) e para a instituição de marcos regulatórios das políticas de inclusão social e assistência estudantil, que deverão ser legitimados pelo Conselho Superior Universitário (Consup).

A pedagoga Socorro Maia, a assistente social Aline Crispim e a nutricionista Haquila Andréa Martins também participam da reunião.

O encontro da manhã desta quinta-feira contou com a presença da pró-reitora de Graduação da Unilab, Jacqueline Freire, do coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo Filho, da pedagoga Socorro Maia, da assistente social Aline Crispim e da nutricionista Haquila Andréa Martins da Silva.

José Veríssimo (coord. CAE) e Jacqueline Freire (pró-reitora de Graduação) com equipe da Unifesp

No início deste mês de abril, a pró-reitora de Graduação da Unilab, professora Jacqueline Cunha da Serra Freire, e o coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo Filho, visitaram a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O objetivo da visita foi buscar o início de uma colaboração mútua entre as duas universidades.

A Unifesp desenvolveu em 2011 uma exitosa pesquisa sobre o perfil do estudante da Universidade, que teve a coordenação das duas professoras. Em maio será a vez do professor Luiz Leduíno de Salles Neto, pró-reitor de Assuntos Estudantis, visitar a Unilab com intuito de apresentar outros projetos da PRAE, em especial os programas de atenção à saúde do estudante.

Pretende-se estabelecer também outras formas de colaboração mútuas no ensino, na pesquisa e na extensão, incluindo o intercâmbio de estudantes, professores e técnico-administrativos. Os detalhes serão pauta de outras reuniões a serem agendadas entre as duas universidades.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unifesp