Programa Jovens Talentos para a Ciência divulga locais de prova

Data de publicação  23/04/2012, 09:16

O Programa Jovens Talentos para a Ciência, realizado conjuntamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulga os locais onde serão realizadas as provas dos candidatos inscritos no programa. Os participantes devem acessar o LINK e ter mais informações.

A seleção acontece neste domingo, dia 29 de abril, por meio de uma prova de conhecimentos gerais, elaborada pela Capes e composta por questões de múltipla escolha. Na Unilab, o programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e atua integradamente com a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge), Coordenações de Área e de Cursos.

O objetivo maior é identificar os Jovens Talentos entre os calouros de 2012, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em Ciência e Tecnologia. Adicionalmente, os resultados obtidos poderão também ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.

Comunicado sobre a realização das provas no dia 29 de abril

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/04/comunicado-realizacao-das-provas.doc_25.4.2012.pdf”]

ATENÇÃO!

Por conta de interpretações equivocadas sobre o local de prova do Jovens Talentos para a Ciência,  a Capes divulgou um comunicado esclarecendo que não haverá, na versão piloto do Programa, a realização de provas fora do município do campus sede da instituição, conforme divulgado nas “Instruções Gerais” do Programa, disponíveis na página eletrônica da agência.

Desta forma, permanece a orientação repassada aos representantes de universidades federais e institutos federais de educação presentes na reunião realizada na sede da Capes, no dia 5 de março de 2012, e qualquer alteração destas orientações neste momento, devido a questões específicas, poderia resultar em prejuízos para aqueles que aderiram e acataram as determinações para esta fase piloto.

De acordo com o comunicado, para as próximas edições, a Capes e o CNPq vão buscar mecanismos para possibilitar que os alunos das unidades universitárias de fora da sede venham a ter considerada a mesma oportunidade dos que estão matriculados na sede central das universidades.

A Capes também disponibilizou um documento de orientação aos participantes, que segue abaixo.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/04/OrientacaoParticipantesJovensTalentos1.pdf2_1.pdf”]

Mais informações no SITE da Capes.