Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Deputado discursa no plenário da Câmara Federal sobre criação da Unilab

Data de publicação  26/04/2012, 11:16
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

“Criação da Unilab” foi o tema de discurso do deputado federal Mauro Benevides, proferido nesta terça-feira, 25 de abril, na tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Em sua fala, o parlamentar afirma que “uma das grandes realizações do governo Lula da Silva foi a criação da Unilab, sediada em Redenção, numa linha integracionista, através do nosso idioma, reunindo, além do Brasil e Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, todos partícipes de um lineamento pedagógico ousado, que vem tendo a proficiente e lúcida coordenação do Reitor Paulo Speller, com sua longa experiência do magistério superior do nosso País”.

Mauro Benevides (foto acima) diz que tem sido, desde a primeira hora, um dos entusiastas da inovação, a quem emprestou o seu decidido apoio, por meio de parecer na comissão de Constituição e Justiça, que mereceu apoio de todos os seus pares naquele órgão técnico e referência do então ministro da Educação, Fernando Haddad.

Continuando, o parlamentar fez referência à realização do Colóquio Internacional da Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP (organismo ligado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP), na Unilab, em Redenção, e em Guaramiranga. O evento reúne até hoje, dia 26, especialistas, pesquisadores e interessados em aprofundar os conhecimentos na área a partir da apresentação de estudos e debates. Um dos objetivos do encontro é desenvolver planos de ações para a promoção, projeção e difusão da língua portuguesa.

Confira a íntegra do discurso.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/04/Discurso-MB-24abr2012-Criação-da-UNILAB..doc”]

Categoria