Prefeito de Barreira faz visita ao reitor Paulo Speller

Data de publicação  27/04/2012, 16:09

O prefeito do município de Barreira, Antônio Peixoto, e comitiva fizeram uma visita de cortesia ao reitor da Unilab, Paulo Speller, na manhã desta sexta-feira (27). No encontro, o grupo discutiu a integração da cidade de Barreira nas atividades da universidade, especialmente da Área de Desenvolvimento Rural.

O prefeito se disponibilizou a intermediar junto ao Centec a utilização de um  campo de produção de mudas de cajueiro, de propriedade do Governo do Estado, para a realização de aulas e outras práticas acadêmicas da Unilab. A área de 104 hectares fica no centro urbano de Barreira (a 15km de Redenção) e, segundo o prefeito, oferece todas as condições para o desenvolvimento dos trabalhos, preferencialmente pelo Curso de Agronomia.

Antônio Peixoto (prefeito) e reitor Paulo Speller

O reitor Paulo Speller agradeceu o empenho de Antônio Peixoto e se comprometeu em analisar a possibilidade de estabelecer uma parceria tanto com a Prefeitura quanto com o Governo do Estado para viabilizar o projeto. Ele já solicitou da Coordenação da Área de Desenvolvimento Rural uma visita técnica à fazenda para avaliar a infraestrutura e as condições da propriedade.

Barreira

O município de Barreira fica a 65 km de Fortaleza e possui 20 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE. A cidade completou recentemente 25 anos de emancipação política. Antes disso, Barreira era distrito de Redenção.

De acordo com a prefeitura, a principal fonte de renda da população está na cajucultura, responsável por cerca de 5 mil empregos diretos tanto no cultivo quanto no beneficiamento da castanha e do pedúnculo.