Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Carta de Guaramiranga celebra sucesso do Colóquio Internacional da Língua Portuguesa na Internet

Data de publicação  28/04/2012, 10:51
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O Colóquio Internacional da Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital se despede do Ceará após importantes apresentações e debates sobre o uso, desafios e perspectivas do Português na rede mundial de computadores. Desde a última terça-feria (24) até a manhã desta quinta (26), foram seis mesas temáticas com a participação de conferencistas de várias partes do mundo, dezenas de participantes de forma presencial e centenas a distância, através da transmissão online. A programação foi realizada em nas cidades de Redenção e Guaramiranga e reuniu, além de especialistas, estudantes, professores e servidores públicos municipais.

O trabalho foi concluído com a elaboração da Carta de Guaramiranga. Veja o documento na íntegra:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/04/Carta-de-Guaramiranga-Final.pdf”]

Este foi o terceiro colóquio internacional promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP (organismo vinculado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP). As outras edições aconteceram em Maputo, Moçambique, e na capital de Cabo Verde, Praia. O próximo encontro será em junho, em Luanda, Angola. O III Colóquio, organizado pelo IILP, é um dos eventos preparatórios à 2ª Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, que ocorrerá em Lisboa em outubro deste ano.

Categorias