Embaixada do Brasil no Timor-Leste comemora cooperação entre dois países

Data de publicação  04/05/2012, 11:07

A cooperação acadêmica entre Brasil e Timor-Leste foi reforçada recentemente com a chegada de mais 33 estudantes. O grupo vai ingressar nas atividades de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), num convênio firmado com o Ministério da Educação do Timor. Assim, já chega a 105 o número de timorenses presentes em universidades brasileiras. Os outros 72 estão matriculados na Unilab, em Redenção.

A despedida dos timorenses matriculados na UEPB ocorreu no último dia 24 de abril, em Díli. A representante da Embaixada do Brasil no Timor, Almerinda Augusta de Freitas Carvalho (Chefe da Divisão de Temas Educacionais), participou da solenidade e fez um relato da experiência. O texto foi enviado pelo Ministério das Relações Exteriores à administração da Unilab como forma de reconhecimento do trabalho de cooperação realizado entre os dois países. Abaixo, segue o texto na íntegra:

“A convite do Diretor Executivo do Fundo do Desenvolvimento de Capital Humano, Dr. Adérito José Guterres Correia, participei, em 25/04/2012, de cerimônia de despedida e orientação de 232 estudantes timorenses beneficiados com bolsas de estudo para graduação e pós-graduação no Brasil, em Portugal e na Tailândia.

O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão e o Ministro da Educação João Câncio de Freitas participaram do evento e fizeram discursos em que exortaram seus compatriotas a bem aproveitarem a oportunidade que lhes era oferecido pelo Governo do país de adquirirem no Exterior a formação e os conhecimentos que os habilitarão a bem servir ao país e a seu povo em suas respectivas profissões. O Primeiro-Ministro mencionou a assinatura de compromisso simbólico dos bolsistas em se dedicar aos estudos nos seus respectivos destinos e lembrou que a formação de quadros nacionais para ocuparem funções na administração pública é condição essencial para que o país alcance “verdadeira independência”. O Ministro João Câncio enfatizou que mais de 1300 candidatos se apresentaram ao programa de bolsas, sendo submetidos a criteriosa seleção. Reconheceu algumas dificuldades com relação a línguas estrangeiras, mas acentuou que os bolsistas iniciarão seu aprendizado com o oferecimento de cursos intensivos de língua portuguesa e de inglês, conforme o país de destino.

Deste grupo, 33 estudantes seguirão para o Brasil, com base em convênio firmado entre o Ministério da Educação de Timor-Leste e a Universidade Estadual da Paraíba, onde serão matriculados em cursos de pós-graduação (10) e de graduação (23).

Recordo que outros 72 estudantes já foram encaminhados para a UNILAB, em Redenção (CE), para cursos de graduação. Assim, um total de 105 beneficiários estudarão no Brasil a partir do corrente ano ao amparo, total ou parcialmente, dos recursos de Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano instituído no Governo de Xanana Gusmão. Prevê-se que nos próximos anos seja dada continuidade ao programa de bolsas para as referidas universidades brasileiras, bem como abertas novas oportunidades em outras instituições de ensino superior em nosso país, conforme mencionado nos tels. de referência.

Aproveitei a oportunidade para expressar ao Primeiro-Ministro e ao Ministro da Educação de Timor-Leste a satisfação com que via iniciada nova fase de cooperação educacional entre nossos países, ciente da importância da formação de recursos humanos para a construção do futuro do país.

Respeitosamente,

Almerinda Augusta de Freitas Carvalho – Chefe da Divisão de Temas Educacionais