Estudantes conhecem as viagens históricas do período moderno

Data de publicação  04/05/2012, 13:15

Palestra aborda as aventuras e os impactos das viagens a partir do século 16

Na manhã desta sexta-feira (04), os estudantes da Unilab lotaram o Anfiteatro da Unilab para assistir a palestra da professora Selma Pantoja, que assume o cargo de pró-reitora de Relações Institucionais da Unilab, nova instância da administração superior da Universidade. O encontro teve como tema “Espaço e História: a viagem das palavras, das plantas e das ideias no mundo de língua portuguesa”, no qual os estudantes conheceram os diversos caminhos percorridos pelos viajantes europeus durante o período moderno, entre os séculos 16 e 18, analisando as conseqüências para a sociedade nos dias atuais.

Selma Pantoja ministra palestra para estudantes

“Durante das grandes viagens, aconteceu uma revolução nos sabores, nos modos de pensar e na visão de mundo. Até hoje, os novos hábitos alimentares contribuem para a formação de novas idéias”, explicou a professora. Dentre os alimentos citados, Selma mostrou o deslocamento de alimentos, como amendoim, abacate, abacaxi e batata, que têm origem na América Central e do Sul e seguiram para o Oriente. Fazendo o sentido contrário, ela citou a manga, o coco, a banana, a canas de açúcar e o chá. “O costume do chá inglês veio dos países asiáticos”, exemplificou.

Mapa de 1489

A palestrante apresentou também os diferentes mapas que foram já elaborados no decorrer dos anos. “Desconfie dos mapas. Eles mostram uma visão parcial. Cada sociedade apresenta um mapa a partir do seu espelho”, esclareceu. Após a explanação, os estudantes puderem tirar dúvidas e trocar experiências sobre as suas diversas realidades. O encontro foi mediado pela  assessora de assuntos institucionais, Mariana Melo.

Selma Pantoja

Selma Pantoja possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É professora da Universidade de Brasília, leciona História da África, atuando principalmente com as temáticas: História de Angola e História Atlântica nos séculos XVII – XVIII, a sociedade e cultura da época do comércio atlântico de escravos e as relações de gênero. Dentre os livros publicados, está a obra “Uma Antiga Civilização Africana. História da África Central Ocidental”.