Unilab cria Pró-Reitoria de Relações Institucionais

Data de publicação  04/05/2012, 10:00

Novidades no Campus da Liberdade, em Redenção. Na tarde desta quinta-feira (03), o reitor Paulo Speller assinou a portaria de nomeação da nova integrante do reitorado da Unilab. A professora Selma Pantoja vai assumir o cargo de pró-reitora de Relações Institucionais, nova instância da administração superior da Universidade, que nasce com o propósito de articular junto às demais pró-reitorias e o gabinete projetos e ações de caráter acadêmico, institucional e de cooperação, especialmente com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. O anúncio oficial foi feito durante uma reunião no gabinete do reitor com a presença das demais pró-reitoras, dirigentes e coordenadores da Unilab.

A Pró-Reitoria de Relações Institucionais vai agregar as funções da Assessoria de Relações Institucionais, que até o momento está ligada ao Gabinete do Reitor. Paulo Speller destacou que este “é um momento que a gente integra, cresce. A chegada da professora Selma Pantoja e a criação da Pró-Reitoria de Relações Institucionais inauguram um espaço inédito nas universidades públicas brasileiras. Um ambiente de articulação singular que vai nos ajudar a avançar na integração com as demais instituições brasileiras e na aproximação com os países parceiros”.

Reitor Paulo Speller e Selma Pantoja

Selma Pantoja possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É professora de carreira na Universidade de Brasília, onde lecionava a disciplina de História da África, atuando principalmente com as temáticas: História de Angola e História Atlântica nos séculos XVII – XVIII, a Sociedade e Cultura da Época do Comércio Atlântico de Escravos e as Relações de Gênero. Dentre os livros publicados, está a obra “Uma Antiga Civilização Africana. História da África Central Ocidental”.

Selma Pantoja, pró-reitora de Relações Institucionais

Logo após a assinatura da portaria de nomeação, ela disse que espera atender a expectativa da Unilab. “É um desafio novo na minha vida que eu abraço com muito carinho. Como se trata de uma pró-reitoria nova, nossa atividade se definirá na interface com as outras pró-reitorias. Espero contribuir para o crescimento da universidade”, finalizou Selma Pantoja.

O reitor Paulo Speller também informou que até o fim de 2012 outras duas novas pró-reitorias devem ser criadas na Unilab. A Pró-Reitoria de Planejamento e outra que venha atender a demanda da área de Assistência Estudantil.