Mundo lusófono comemora Semana Cultural da CPLP

Data de publicação  07/05/2012, 10:12

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemora a 5ª edição da “Semana Cultural da CPLP” em Lisboa, com uma programação dedicada às diversas vertentes da cultura lusófona. Foram organizadas várias iniciativas que pretendem dar lugar a manifestações culturais relativas aos Estados-membros da CPLP, com um forte apelo à participação de todos quantos se identificam com Língua Portuguesa e a Cultura dos povos da CPLP. A programação vai até o dia 16 de maio.

Tendo como pano de fundo Lisboa, uma cidade que representa a comunidade de diversidade que caracteriza os nossos povos, foi assinalado o dia 5 de Maio como “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, tal como foi fixado pelo Conselho de Ministros da CPLP, em Julho de 2009. Aproveitando a data, o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, inaugurou o Centro de Documentação da CPLP, situado na sede da organização, na presença de distintos convidados. No mesmo dia, no Pavilhão da Câmara Municipal de Lisboa na Feira do Livro, houve uma sessão dedicada à Cultura e Língua Portuguesa, com o lançamento de livros e a realização de sessões de autógrafos (autores residentes em Portugal e outros originários dos países da CPLP, sem editor com stand na Feira do Livro)

As comemorações centram-se em Lisboa, mas os eventos não ficarão restritos à capital onde a CPLP tem a sua sede. Em outras cidades, vai-se comemorar a Língua Portuguesa e a Cultura com igual intensidade: Por exemplo, em Bucareste, no dia 8 de Maio, vai-se divulgar a CPLP e a sua Cultura, com particular ênfase na vida e obra de Jorge Amado, e, em Nova Iorque, vão ser exibidos os documentários resultantes da 1ª Edição do DOCTV CPLP.

* Programação da Semana Cultural da CPLP

FESTin 2012

Durante a Semana Cultural da CPLP será realizada a terceira edição do FESTin – Festival do Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, de 9 a 16 de maio, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Num ano de acrescidas dificuldades, a organização do FESTin conseguiu reunir os apoios necessários à concretização de mais uma edição que irá mesmo apresentar uma programação mais extensa, com a exibição de 76 filmes, selecionados de um total de 272 filmes que se candidataram a esta edição.

Depois de homenagear Moçambique (2010) e Portugal (2011), o FESTin dá agora especial enfoque ao cinema brasileiro, enquadrando-se no ano do Brasil em Portugal. O filme de abertura do FEStin será “VIPs”, realizado por Toniko Melo, com Wagner Moura, Emiliano Ruschel e Juliano Cazarré. No encerramento será exibido o filme “Amanhã Nunca Mais” de Tadeu Jungle, com Lázaro Ramos, Maria Luisa Mendonça, Fernanda Machado, Milhem Cortaz, Luis Miranda, Paula Braun, Anna Guilhermina, Vic Militello, Arthur Koll, Carlos Meceni, Imara Reis e Victória Guerra.

* Programação Completa do FESTin 2012