Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab e COFECUB viabilizam parceria para projeto de formação e pesquisa em Angola

Data de publicação  08/05/2012, 17:04
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Entre os dias 16 e 20 de abril de 2012, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB) realizaram uma missão em Luanda, capital de Angola, com o objetivo de mapear as demandas angolanas e identificar os elementos necessários e viáveis para realização de dois experimentos com foco na formação de formadores.

Presidente do COFECUB, Pierre Jaisson, e o reitor da Unilab, Paulo Speller

A iniciativa se deu após o reitor da Unilab, Paulo Speller, e o presidente do COFECUB, Pierre Jaisson, identificarem, através do apoio e da demanda da Embaixada Francesa em Luanda, com o suporte da Embaixada Francesa em Brasília, o interesse mútuo de cooperar triangularmente com Angola.

Reitor Paulo Speller e Daniel Mingas (ISCED)

Na ocasião, o reitor Paulo Speller aproveitou a viagem para assinar dois acordos para promover o intercâmbio entre a Unilab e as instituições de ensino superior angolanas. Primeiramente, foi assinado um Protocolo entre a Universidade e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED) e, na sequência, um Termo de Convênio com a Universidade Agostinho Neto (UAN) A ideia é estimular a integração entre as instituições, estimulando a troca de informações, principalmente na área de pesquisa, e a mobilidade docente e discente.

Paulo Speller e Orlando da Mata, reitor da UAN

O principal objetivo da missão foi identificar a realidade, as necessidades e as potencialidades do Ensino Superior em Angola. Contando com o apoio da Embaixada do Brasil em Luanda e da Embaixada da França em Luanda, a missão teve agendas com o Instituto Superior de Ciências  de Educação, com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, com o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), com a Universidade Agostinho Neto – reitor e decanos das Faculdades de Engenharia e de Ciências – e com a Secretaria para o Ensino Superior.

Missão da Unilab durante reunião na Secretaria de Ciência e Tecnologia de Angola

Essas agendas serviram como base para identificar as duas áreas prioritárias para a realização do projeto. A primeira é a Formação de formadores, necessidade apontada e demandada por todas as instituições visitadas.  A outra é a Pesquisa, área considerada prioritária pelo Centro Nacional de Investigação Científica, que ressaltou a necessidade de se formar pesquisadores em Luanda.

Missão da Unilab em reunião com o ministro da Educação de Angola, Pinda Simão

Em reunião realizada com o diretor do CNIC, Armando Valente, e sua equipe, o presidente do COFECUB e o reitor da Unilab, o projeto foi definido como a estruturação de núcleos de alta relevância científica que criem conhecimento com especialistas adaptáveis às temáticas sociais de Angola. A princípio, o projeto terá duas frentes: Formação de formadores na área da Matemática; e a Pesquisa na área de comportamento animal, incidindo, transversalmente, na Saúde, Agronomia, Ciências da Natureza e Ciências Agrárias, prioridades da Política Nacional para Ciências, Tecnologia e Inovação de Angola.

Membros da missão conversam com alunos da UAN

A Política, lançada pelo Ministério da Educação Superior, Ciência e Tecnologia em 2011, destaca a falta de Doutores altamente qualificados nas áreas básicas das ciências (Matemática, Física, Química, Biologia e Português, Medicina, Engenharia, Agronomia, Medicina Veterinária, entre outras). Essa política considera ainda que a existência de doutores com experiência e diferenciação científica é um pré-requisito para uma educação de qualidade.

MAIS FOTOS

Ministro Pinda Simão e reitor Paulo Speller

Visita da missão à Embaixada da França em Angola

Futuro aluno da Unilab, angolano Aloizio Gonçalves e Speller

Encontro com equipe do ISCED

Reunião na Universidade Agostinho Neto

Reunião com Comissão Nacional Permanente da Unesco

Reunião na Faculdade de Ciências da UAN

 

Categoria