Reitor fará palestra sobre a Unilab no Fórum Brasil África

Data de publicação  09/05/2012, 15:53

O reitor da Unilab, Paulo Speller, fará palestra com o tema “A Contribuição da Unilab para a expansão dos estudos africanos no Brasil”, no dia 11, a partir das 8h30, no hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE). O evento integra a programação do Fórum Brasil África – Oportunidades, Cooperação e Desenvolvimento, que começou hoje, dia 9, e prossegue até a próxima sexta-feira. Realizado pela Universidade de Fortaleza, por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, sob a coordenação do professor João Bosco Monte, o Forum tem o apoio da Unilab.

Reitor da Unilab, Paulo Speller

Atualmente a Unilab conta com 33 estudantes africanos, vindos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, divididos entre os cursos de Administração Pública, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Energias e Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Reforçando a proposta de integração internacional, a Universidade atualmente também conta com a colaboração de vários professores africanos.

FÓRUM

O Brasil considera a África como um mercado cada vez mais importante para seus produtos de exportação e serviços, e empresas brasileiras vêem o continente africano como um sério potencial para seus investimentos. Além da retórica oficial, que explica a acelerada aproximação afro-brasileira vivida através de relações históricas e as semelhanças étnicas e culturais, o ativismo diplomático nos últimos anos implantou a atenção de Brasília em direção à África, abrindo o mercado africano para as empresas brasileiras.

No campo econômico, verifica-se a existência de espaços significativos para o trabalho em matéria de cooperação, aumento do comércio de bens e serviços e de investimentos. Assim, o Fórum Brasil África – Oportunidades, Cooperação e Desenvolvimento pretende discutir as possibilidades de desenvolvimento das relações comerciais entre o Brasil e seus parceiros africanos, permitindo a abertura e consolidação de negócios entre empresas dos dois lados.

O evento conta com a participação de delegações estrangeiras, especialmente africanas (chefes de Estado e chefe de Governo, diplomatas, executivos e acadêmicos), que discutem diversos temas da agenda das relações entre o Brasil e a África.

Confira a Programação.

Com informações do Fórum Brasil África – www.forumbrasilafrica.com