Professor Tshombe Miles lança livro sobre luta contra a escravatura no Ceará

Data de publicação  11/05/2012, 16:48

Estudantes e professores da Unilab têm um bom programa cultural para a semana que vem, em Fortaleza (CE).  Na quinta-feira, dia 17 de maio, o professor Tshombe Miles lançará seu livro “A luta contra a escravatura e o racismo no Ceará”. O lançamento acontecerá às 19 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte – Avenida Aguanambi, 282, bairro José Bonifácio. Na ocasião, ele participará de um bate-papo com o historiador Hilário Ferreira Sobrinho.

Professor doutor vinculado ao Pratt Institute/Nova York – Departamento de Ciências Sociais, Áreas: América Latina e Afro-diáspora, Tshombe Miles tem vários estudos sobre a Questão do Negro no Ceará, em especial sua tese de doutorado intitulada “A Luta Contra a Escravidão e o Racismo no Ceará – 1838 a 1884” realizada na Brown University em Nova York, em 2008. No momento, ele desenvolve pesquisas junto às comunidades quilombolas cearenses.

Hilário Ferreira Sobrinho é graduado em Ciências Sociais e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador da Cultura e História do Negro no Ceará é um dos autores do livro didático “Descobrindo e construindo Redenção”, Edições Demócrito Rocha, lançado em 2011. Também escreveu o paradidático “Abolição no Ceará: um novo olhar”, Editora IMEPH, 2009, e possui diversos artigos sobre a população negra no Ceará.