Inscrições abertas para o IV Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas

Data de publicação  15/05/2012, 14:34

Estão abertas as inscrições para o IV SIALA – Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas, que acontecerá de 29 a 31 de agosto, em Salvador, Bahia, realizado pela Universidade Estado da Bahia (Uneb). O evento tem como tema “Africanias, Imagens & Linguagens” e visa despertar na comunidade acadêmica brasileira o interesse pelos estudos das línguas e culturas africanas, mostrando a sua importância para a formação e sentido do Brasil. As inscrições serão feitas no Site da Uneb até o dia 29 de agosto, mas, os que quiserem apresentar trabalhos tem 30 de junho como prazo final.

O IV SIALA tem entre seus objetivos a discussão sobre a influência da África no Brasil, através das Imagens e Linguagens, e a importância desses estudos para o entendimento da formação e sentido do Brasil. Além disso, pretende debater a relevância cultural entre a UNEB e os diversos centros culturais e de pesquisa em africanias e incentivar o interesse de estudantes e professores para participar de missões culturais em países africanos, ocupando postos de leitorados brasileiros já existentes em várias universidades africanas.

Segundo os organizadores, frequentemente associadas às fronteiras do preconceito, as culturas africanas foram relegadas, historicamente, a uma imagem pejorativa e destrutiva do escravo, sempre considerado inferior do ponto de vista cultural e, consequentemente, do ponto de vista social e humano. Essa visão ideológica e equivocada deu margem à emergência de estereótipos sobre os negros através de um clichê aviltado e simplificado. Entretanto, hoje vários estudos são desenvolvidos voltando-se para a reversão dos estereótipos e a produção de identidades minoritárias como construções sociais complexas e em contínua transformação.

Veja abaixo a Programação.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/05/IV-SIALA-Programação.pdf”]