Unilab estará presente no 8º Congresso Ibérico de Estudos Africanos

Data de publicação  16/05/2012, 15:38

A pró-reitora de Graduação da Unilab, Jacqueline Freire, vai apresentar um painel dentro da programação do 8º Congresso Ibérico de Estudos Africanos. O evento, esse ano promovido pelo Grupo de Estudos Africanos (GEA) da Facultad de Direito da Universidad Autónoma de Madrid, acontecerá de 14 a 16 de junho próximo, em Madri, na Espanha. Intitulado “Unilab, Educação e Cooperação Sul-Sul em rede: pontes históricas e contexto atual”, o trabalho foi elaborado em parceria com José Augusto Pacheco da Universidade do Minho e Marcelo Galvão da Universidade de Cabo Verde.

O trabalho tem como objeto de estudo os desafios da integração internacional no contexto da Educação Superior e Cooperação Sul-Sul a partir da experiência da Unilab e em rede com parceiros nacionais e internacionais, a mais nova universidade federal brasileira, criada por meio da Lei N. 12.289 de 20 de julho de 2010.

Concebida no bojo da cooperação internacional do governo brasileiro, no processo de expansão e interiorização da educação superior, a Unilab é vocacionada para a cooperação internacional solidária. Isto principalmente com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com ênfase nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), o que a singulariza no cenário das instituições federais de ensino superior brasileiras.

A educação no contexto da cooperação sul-sul, com ênfase nos países da CPLP tem se expandido na perspectiva da promoção do desenvolvimento econômico e social, e como instrumento de fortalecimento da democracia e do estado de direito. Neste processo, a Unilab vem dinamizando o ECOSS, uma Rede de Educação e Cooperação Sul-Sul que aglutina instituições públicas brasileiras e universidades de países africanos e de Portugal para fomentar a mobilidade acadêmica e a investigação cientifica.

O ECOSS tem na pesquisa acadêmica um de seus pilares estruturantes. E isto já vem possibilitando investigar dinâmicas educacionais que reconhecem na educação um bem público imperativo para a inserção qualificada no mundo do trabalho, um universo onde a educação superior é parte constitutiva do processo de autonomia dos sujeitos.

Mais informações no Site do 8º Congresso Ibérico de Estudos Africanos