Unilab conhece experiência da Unifesp na área de assistência estudantil

Data de publicação  18/05/2012, 12:41

José Veríssimo, Aline Crispim e Weslay Mendonça participam do Seminário em São Paulo

Nos dias 21 e 22 de maio, a equipe da Unilab participa do ‘I Seminário Interinstitucional de Permanência Estudantil: Troca de Experiências e Aprimoramento’, que acontece na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), nos Campus São José dos Campos e Guarulhos. A Unilab vai estar representada pelo coordenador de Assuntos Estudantes, José Veríssimo, pela assistente social, Aline Crispim, e pelo psicólogo Weslay Mendonça.

Segundo a assistente social, Aline Crisprim, o objetivo do encontro é conhecer de perto a experiência do trabalho que a Unifesp vem realizando na área de assistência estudantil e aprimorar os instrumentos a serem desenvolvidos pela Unilab para atender melhor as demandas dos alunos. “A assistência estudantil não é apenas o auxílio, mas é também alimentação, esporte e lazer, apoio psicopedagógico, moradia, transporte, como está previsto no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE)”, explica a assistente social. O Programa visa combater a repetência e a evasão no Ensino Superior público.

O psicólogo Weslay Mendonça, que tomou posse como servidor público no último dia 16, diz estar com grandes expectativas em participar do Seminário. “A nossa ida tem tudo a ver com o que queremos construir, que é o Núcleo Interdisciplinar de Acompanhamento ao Estudante (PNAE). Estamos muito comprometidos com o desenvolvimento desse projeto”, comenta Weslay.

O coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, afirma que esse encontro vai ser importante para vivenciar o cotidiano da UNIFESP. “O Seminário vai ajudar para a formação da equipe da Unilab. Na próxima semana, vamos fazer com os estudantes o questionário socioeconômico e acadêmico, além disso, estamos finalizando o Programa de Assistência Estudantil (PAES)” acrescenta o coordenador.

O Seminário Interinstitucional de Permanência Estudantil conta com a participação das professoras Fernanda Cruz e Juliana Céspedes, respectivamente coordenadoras de Ações Afirmativas e de Permanência e de Atividades Extracurriculares da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UNIFESP. Este encontro faz parte de uma série de atividades que vêm sendo realizadas em parceria entre a Unilab e a UNIFESP. Em breve, será realizado um acordo formal de cooperação entre as duas instituições.

Programação completa do Seminário.

São José dos Campos – 21 de Maio:

09h – 09h30: Abertura – Apresentação da Instituição e breve vista pelo Campus;

09h30h – 10h30: Reunião de Trabalho Parte 1: Assistência Estudantil e o trabalho do Serviço Social na Universidade: O perfil dos estudantes do Campus de São José dos Campos;

11h – 12h: Reunião de trabalho Parte II: Aprimoramento dos instrumentos de avaliação – UNILAB / Campus São José dos Campos;

12h – 13h – Almoço;

13h – Retorno a São Paulo;

15h – Integração em São Paulo.

Guarulhos – 22 de Maio / 2012:

09h – 09h30: Abertura – Apresentação da Instituição e breve vista pelo campus;

09h30 – 10h: Reunião de Trabalho Parte 1: Assistência Estudantil e o trabalho do Serviço Social na Universidade: O perfil dos estudantes do Campus de Guarulhos;

10h – 10h30: Reunião de trabalho Parte II: Aprimoramento dos instrumentos de avaliação – UNILAB / Campus Guarulhos;

11h – 12h: Retorno a São Paulo;

13h: Almoço em São Paulo;

14h – 16h – Subsídios teóricos e práticos para a realização de diagnóstico social (Prof. Fernanda Miranda da Cruz e Juliana G. Cespedes – Coordenadoras da Comissão Permanente para Estudo do perfil socioeconômico / Pró – Reitoria de Assuntos Estudantis);

16h – Encerramento das Atividades com Cooffe Breake e Entrega de Certificados.