Unilab recebe mais 11 estudantes de São Tomé e Príncipe

Data de publicação  18/05/2012, 09:59

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) está em festa. Depois do grupo de 69 timorenses (março), chegaram na noite desta quinta-feira (17) mais onze estudantes de São Tomé e Príncipe, país africano formado por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, situado no Golfo da Guiné. Os alunos foram aprovados na última seleção de estrangeiros e vão ingressar nos Cursos de Graduação da Unilab no 2° trimestre de 2012, que começa em junho.

Os estudantes desembarcaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza,  às 18h15, num voo direto de Cabo Verde. Um grupo de alunos africanos e brasileiros da Unilab e de outras faculdades e universidades cearenses fizeram a acolhida do grupo. Com um grande faixa, os santomenses foram saudados na “Terra da Luz”.

Valdécio Rodrigues, até então o único santomense matriculado na Unilab, era um dos mais animados. Foi ele quem fez os primeiros contatos com o grupo durante o período que antecedeu a chegada. Através da internet (e-mail e Facebook), ficou sabendo que a vinda deles seria antecipada. “Estou muito feliz. Agora, fico mais à vontade, porque vou ter amigos para conversar sobre nosso país”, conclui Valdécio.

Luís Carlos Pinheiro e Valdécio Rodrigues

No aeroporto, Valdécio encontrou vários amigos que havia deixado em São Tomé e Príncipe. Um deles foi o jovem Luís Carlos Pinheiro, de 18 anos. Ele foi aprovado no Curso de Engenharia de Energias. Luís conta que o Brasil, além de falar português, é bem perto de casa. “Sempre tive o sonho de estudar aqui. Minhã mãe queria que eu fosse para Portugal, mas eu resolvi cruzar o Atlântico”, brinca o estudante.

Stalone Costa e Nídia Costa

A noite também foi de reencontro para os primos santomenses Nídia e Stalone. Nídia Costa estuda Ciências Contábeis numa faculdade particular de Fortaleza. Ela foi ao aeroporto com algumas amigas africanas receber o primo Stalone Costa, aprovado para o Curso de Agronomia da Unilab. “Escolhi estudar no Ceará porque os cursos oferecidos pela Unilab coincidem com as necessidades do nosso país. E em se tratando da área de Desenvolvimento Rural, nossa terra é muio parecida. Quero estudar para ajudar São Tomé e Príncipe a melhorar sua agricultura”, conta Stalone.

Elvis Mauro

Estudar fora do país é uma decisão difícil para qualquer jovem. Ainda mais para os pais. Elvis Mauro, de 17 anos, conta que vai sentir saudades da família, mas diz que chegou ao Ceará determinado. “Pretendo concluir meu curso no tempo previsto e depois fazer Mestrado e Doutorado”. Elvis foi aprovado no Curso de Ciências da Natureza e Matemática.

Evalda Daio e Cesaltina Gomes

Dos 11 estudantes santomenses que chegaram a Fortaleza nesta quinta-feira (17), nove são homens. As únicas duas mulheres do grupo são as jovens Cesaltina e Evalda. Cesaltina Gomes tem 18 anos e foi selecionada para o Curso de Administração Pública. Ela diz que o objetivo na Unilab é estudar, se dedicar bastante e voltar com o diploma na mão. “Vou dar o melhor de mim para alcançar essa meta”, conclui Cesaltina. Evalda Daio também confessa que está com muitas expectativa para esse novo desafio. Ela tem apenas 17 anos e vai cursar Agronomia.

Após os cumprimentos no aeroporto, os estudantes foram levados para o Centro de Formação Frei Humberto, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. Eles vão ficar acomodados no Centro durante o período em que regularizam a situação no Brasil. Nesta sexta-feira (18), dois servidores da Pró-Reitoria de Graduação da Unilab vão encaminhá-los à Receita Federal para a emissão de CPF. Até segunda-feira (21), eles vão passar pelo Departamento de Imigração da Polícia Federal. A acolhida no Campus da Liberdade, em Redenção, está marcada para terça-feira (22).

Jacqueline Freire (Pró-reitora de Graduação) e José Veríssimo (Coord. Assistência Estudantil) entre os santomenses

A acolhida dos estudantes estrangeiros no Ceará faz parte do Projeto “Travessias” da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da Unilab. Os grupos recebem informações e o apoio necessário antes mesmo de embarcar para o Brasil. Em solo cearense, são recepcionados no aeroporto, conduzidos a um serviço de hospedagem e acompanhados por servidores da universidade em atividades burocráticas e também culturais.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, após a chegada do grupo à Redenção, dia 22, serão realizadas várias atividades formativas com apoio dos professores e servidores. “Nossos estudantes vão passar por um período de adaptação até o início das aulas, em junho. Queremos dar todo o suporte para que eles tenham todas as condições de começar o período letivo com bastante vigor e alegria”, complementa Jacqueline.