Unilab comemora Independência do Timor-Leste

Data de publicação  20/05/2012, 11:31

Neste domingo (20), a população do Timor-Leste comemorou dez anos de independência, após 24 anos de ocupação da Indonésia. O país asiático tem o português como língua oficial e é esse o principal laço com o Brasil. Esse vínculo se confirma através de vários programas e convênios de cooperação entre os dois governos. Na área da Educação Superior, vale destacar o papel da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em Redenção (CE). Atualmente, 72 estudantes timorenses estão matriculados nos diversos cursos de Graduação da instituição. O Timor-Leste é hoje o país estrangeiro com maior número de alunos na Unilab.

Segundo a Embaixada do Timor-Leste no Brasil, há mais timorenses na pequena cidade de Redenção, no Ceará, do que em todo resto do Brasil. De acordo com a Embaixada, o número de timorenses residentes fora do Ceará é de apenas 40. A maioria formada também por estudantes que vieram em busca de qualificação para ajudar na reconstrução do seu país.

A Unilab vai comemorar uma década de Independência do Timor junto com seus alunos e convidados. A programação vai ser nesta segunda-feira (21) a partir de 10h com palestras e apresentações culturais dos próprios estudantes timorenses. Vai ser uma oportunidade de festejar junto com toda a comunidade o avanço da democracia e do restabelecimento da paz no Timor.

A solenidade de abertura vai contar com a presença da Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis. Os participantes vão conferir ainda a palestra do professor da UnB, Umberto Euzébio, com o título “Timor-Leste: Vivências e Imagens”. Ele é professor da Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, oferecida pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares (CEAM). Umberto morou durante dois anos (2009 e 2010) no Timor-Leste, período em que participou do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) da Capes. O programa é voltado para formação de professores do Ensino Médio.

Logo em seguida, os estudantes timorenses vão comandar uma série de atividades culturais. Eles vão cantar o Hino Nacional do Timor e depois vão apresentar danças e músicas típicas do país asiático. A programação termina com um almoço temático no Restaurante Universitário. Alguns pratos servidos no RU da Unilab serão elaborados de acordo com a tradição timorense. Entre eles, a Katupa (arroz cozido no leite de coco servido numa cesta de palha de coqueiro); Midar-Sin (carne suína cozida com tempero especial, que leva capim-limão, pimenta e molho de soja) e também macaxeira cozida no leite de coco.

Independência do Timor-Leste na Unilab – 21/05 (segunda-feira) – Anfiteatro

Programação:

10h: Solenidade de Abertura

10h30: Conferência “Timor-Leste: Vivências e Imagens” (Prof. Umberto Euzébio – UnB)

11h: Atividades Culturais

12h: Almoço temático no RU

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/05/Cardápio-RU_Almoço-21-mai-2012.pdf”]