Bolsistas do Pibic aprovam doze trabalhos para a 64ª Reunião Anual da SBPC

Data de publicação  21/05/2012, 16:32

Um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Pesquisa Científica (Pibic/Unilab) Unilab teve doze trabalhos aprovados para apresentação na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Os trabalhos serão apresentados na Sessão de Pôsteres, que será realizada durante a próxima SBPC, entre os dias 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em São Luís (MA).

As normas para preparação do pôster e a data de cada apresentação podem ser consultadas no site http://www.sbpcnet.org.br/saoluis. Apenas os pôsteres apresentados na Sessão de Pôsteres por pelo menos um dos autores, terão o seu resumo publicado nos Anais/Resumos, no site da SBPC, a partir de outubro/2012.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unilab, Stela Meneghel, o resultado é extremamente gratificante, pois, mostra o nível de envolvimento dos bolsistas do Pibic. “Temos um total de 30 bolsistas e tivemos 12 trabalhos aprovados com a participação de mais da metade do grupo porque alguns dos projetos foram feitos por mais de um bolsista”, diz Stela. Para ela, é fundamental a participação dos bolsistas em eventos com a SBPC, para estimular o interesse dos bolsistas em continuar na área da pesquisa científica.

Trabalhos aprovados Pibic/Unilab

SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Albizia lebbeck (L.) Benth. COM ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA, de Ana Késya Bernardo Lima.

CRESCIMENTO EM ALTURA DO PIMENTÃO SUBMETIDO À LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE BIOFERTILIZANTE BOVINO, de Ednângelo Duarte Pereira.

A EXTENSÃO RURAL OFICIAL NO NORDESTE BRASILEIRO: A ABORDAGEM EXERCIDA E A EXIGIDA, de Francisco Adelino de Assis Araújo de Lucena.

TRATAMENTOS PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. var. ferrea, de Francisco Ari de Oliveira Filho.

APLICAÇÃO DE ADUBOS ORGÂNICOS NO CULTIVO DO TOMATE EM SOLO DO MACIÇO DE BATURITÉ-CE, de Francisco Erlon Ferreira da Silva.

AVALIAÇÃO DO USO DE SUBSTRATOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS NO MACIÇO DE BATURITÉ-CE, de Francisco Nildo da Silva.

SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Albizia lebbeck (L.) Benth. COM ESCARIFICAÇÃO FÍSICA, de José Wilson Nascimento de Souza.

INDICADORES EDUCACIONAIS DO MACIÇO DE BATURITÉ – ANÁLISE POR MEIO DA METODOLOGIA DEA, de Karine Sousa Julião.

POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE SEMENTES DE MULUNGU (Erythrina velutina Willd.), de Maria de Fátima Barbosa Coelho.

SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. var. ferrea E DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS, de Marlytana Costa de Oliveira.

CRESCIMENTO DO DIÂMETRO CAULINAR DO PIMENTÃO SUBMETIDO À LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE BIOFERTILIZANTE BOVINO, de Rafaela da Silva Arruda.

A EDUCAÇÃO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE – POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) NA VISÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS, de Ylane de Araujo Almeida.