Programação cultural especial vai comemorar Aniversário da Unilab

Data de publicação  21/05/2012, 15:21

Para marcar as comemorações alusivas ao primeiro ano de funcionamento da Unilab, foi montada uma programação cultural especialmente para esta semana. As atividades começam na quarta-feira, dia 23 de maio, com o projeto Quarta Cultural, e prosseguem na sexta-feira, 25 de maio, data em que se festeja o Dia da África e que também marca o aniversário da Universidade.

SEXTA-FEIRA (25)

Maracatu Az de Ouro

Já na sexta-feira, data em que se comemora o Dia da África e o Aniversário da Unilab, as atividades iniciam às 9h30, com o Maracatu Az de Ouro, que fará a Loa de Louvor à África.

Selma Pantoja , pró-reitora de Relações Institucionais

Na sequência, acontece a solenidade oficial de abertura e, às 10h30, a Conferência Magna com a pró-reitora de Relações Institucionais da Unilab, professora Selma Pantoja, que abordará o tema “Entre Áfricas e Brasis: Heranças e Desafios”. Encerrando a manhã, às 11h30, começam as apresentações dos estudantes da Universidade , que mostrarão danças, cantos e representações cênicas dos países africanos, do Timor-Leste e do Brasil.

No período da tarde, a partir das 13h30, ocorre o lançamento dos livros “Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias”, do reitor Pedro Rubensda Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e “Onde está Jonathan Makeba”, de Altair Maia. Em seguida, acontece a apresentação dos estudantes da Escola Livre de Música de Redenção, na Biblioteca Universitária da Unilab.

Escritor angolano Eduardo Agualusa

às 15h, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, faz conferência sobre o tema “A África e o Brasil: Novas Relações Culturais”. O encerramento festivo acontece a partir das 16h30, com o Afoxé Acabaca.

QUARTA-FEIRA (23)

Norval Cruz

A programação começa às 18h30, com o lançamento do livro ‘Consciência Corporal e Ancestralidade Africana’, de Norval Cruz, que fará a apresentação de sua obra. Graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador, é mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde faz o doutorado. É coordenador e professor do Tempo Livre – Espaço de Consciência Corporal e Ancestralidade Africana, diretor da Ong África em Mim e segundo secretário do Instituto de Pesquisa Afro-Descendente-IPAD/CE.

Professor Tshombe Lee Miles

Em seguida, às 19h15, é a vez do professor Tshombe Lee Miles lançar “A Luta contra a Escravidão e o Racismo no Ceará”. Professor doutor vinculado ao Pratt Institute/Nova York – Departamento de Ciências Sociais, Áreas: América Latina e Afro-diáspora, Tshombe Miles tem vários estudos sobre a Questão do Negro no Ceará, em especial sua tese de doutorado, intitulada “A Luta Contra a Escravidão e o Racismo no Ceará – 1838 a 1884” realizada na Brown University, em Nova York, Estados Unidos, em 2008.

A noite termina com a apresentação da peça teatral “Negros – O Poeta em Nova York” (foto acima), com a Cia. Palmas Produções Artísticas, a partir das 20 horas. Sob o olhar de Francinice Campos, que pesquisa a obra de García Lorca há treze anos, o espetáculo se materializa com um roteiro dramatúrgico construído aproximadamente por um período de um ano. Uma fusão de pensamentos, poemas e ideais, a encenação traz à tona a cultura viva do maracatu, a religiosidade afro-brasileira, a abolição da escravatura e os batuques dos tambores.

Confira abaixo a programação.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/05/Programação-Semana-da-África.pdf”]