Inscrições abertas para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Data de publicação  22/05/2012, 14:36

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, cuja temática este ano é Inovação Tecnológica na Saúde. As inscrições prosseguem até o próximo dia 9 de julho e podem participar estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros e associados ao Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Os trabalhos, elaborados em português ou em espanhol, deverão estar voltados para o Mercosul.

As categorias estão distribuídas em Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Integração, abrangendo desde alunos do Ensino Médio até pesquisadores graduados, sem limite de idade. Os prêmios em dinheiro variam entre US$ 2 mil e 10 mil dólares americanos. Todos os trabalhos premiados e agraciados com menção honrosa serão publicados. O regulamento está disponível no site da Unesco.

O objetivo é reconhecer e premiar os melhores trabalhos, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul. Além disso, incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica, contribuindo para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no Mercosul.

CATEGORIAS

Iniciação Científica – estudantes e equipes do ensino médio que tenham no máximo 21 anos de idade. A participação de um professor-orientador é opcional. Prêmio US$ 2.000,00.

Estudante Universitário – individual para estudantes do ensino superior (graduação), sem limite de idade. A participação de um professor-orientador é opcional. Prêmio US$ 3.500,00.

Jovem Pesquisador – individual para pesquisadores graduados que tenham no máximo 35 anos de idade. Prêmio US$ 5.000,00.

Integração – equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade. Cada equipe deve ser composta por pelo menos dois pesquisadores que sejam residentes em países membros ou associados ao Mercosul. Também, esses dois pesquisadores devem ter nacionalidades de países diferentes ou devem ter naturalidades de países diferentes. Equipes compostas apenas por pesquisadores nacionais e naturais do mesmo país serão desclassificadas. Prêmio US$ 10.000,00.

PRAZOS

9 de julho de 2012 – Data limite para envio dos trabalhos, acompanhados da Ficha de Inscrição devidamente preenchida, por meio do site.

16 de julho de 2012 – Divulgação dos títulos dos trabalhos recebidos neste site.

Entre 16 de julho e 24 de agosto de 2012 – Reunião da Comissão de Avaliação dos Trabalhos.

24 de agosto de 2012 – Divulgação da lista dos trabalhos pré-aprovados (1º e 2º lugares de cada categoria) neste site. Aos autores desses trabalhos será solicitado o envio de documentos para comprovação das informações constantes na Ficha de Inscrição.

10 de setembro de 2012 – Data limite para envio da documentação.

12 de setembro de 2012 – Divulgação da lista dos trabalhos vencedores (1º lugares) e dos trabalhos agraciados com menção honrosa (2º lugares) neste site.

Cerimônia de premiação – Será realizada no Brasil, em local e data a serem definidos.

Confira abaixo o Regulamento.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/05/PREMIO-MERCOSUL_regulamentoport_para_-site.pdf”]