Reitorado tem encontro com representantes dos estudantes

Data de publicação  22/05/2012, 18:03

O reitorado da Unilab se reuniu nesta terça-feira (22) com a representação estudantil, professores, coordenadores de área e de cursos, além de outros servidores. O encontro faz parte do diálogo permanente entre a direção e o corpo discente da universidade a fim de encaminhar sugestões e soluções para o âmbito acadêmico.

Após uma breve explanação do reitor Paulo Speller acerca dos avanços da Unilab neste primeiro ano de atividade, os alunos se manifestaram sobre vários assuntos. A primeira pauta foi sobre a estrutura física da universidade para a recepção dos calouros em junho. A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, explicou que o maior contingente de alunos que vão ingressar no próximo mês será dos cursos de Bacharelado em Humanidades e Letras, do período noturno, quando o bloco didático está desocupado. Para as demais turmas do período diurno, já foi feito um planejamento de uso dos diversos espaços do Campus da Liberdade e das atividades realizadas fora do Campus, como é o caso das aulas práticas nos laboratórios da UFC, em Fortaleza.

Ainda sobre infraestrutura, o Coordenador de Infraestrutura, Plínio Maciel, informou que as obras do Campus Acarape devem começar ainda esta semana. Após a assinatura da ordem de serviço, semana passada, a empresa vencedora da licitação está realizando compra de material e alocando recursos e mão-de-obra para iniciar os trabalhos. De acordo com o contrato, o prazo para conclusão é de três meses.

Em relação ao Campus das Auroras, a única pendência é a liberação da licença ambiental pela Semace. Segundo o próprio reitor, Paulo Speller, esta etapa do processo deve ser finalizada nos próximos dias. “Falei pessoalmente com o governador Cid Gomes nesta segunda-feira (21), durante evento na Secretaria da Educação do Estado, e ele manifestou sensibilidade com esta demanda”. A empresa responsável pela obra já foi licitada e assim que a licença for concedida começa o cronograma efetivo da obra.

Outra questão discutida durante a reunião foi o funcionamento do Núcleo Interdisciplinar de Acompanhamento ao Estudante. A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, informou que o serviço está sendo constituído, com a apoio de consultoria externa e também dos próprios servidores da Unilab. A meta é oferecer aos discentes a partir do próximo trimestre uma estrutura capaz de atendê-los nas mais diversas necessidades, como por exemplo o apoio psicopedagógico. As atividades vão ser integradas ao Núcleo de Saúde. Jacqueline Freire também disse que no próximo dia 24/05, a representação estudantil vai conhecer a proposta base do novo Programa de Assistência ao Discente, que vai contemplar os novos serviços.

O reitor Paulo Speller acolheu todas as observações feitas pelos estudantes durante o encontro e sugeriu a continuidade do diálogo com os desdobramentos apontados no sentido da permanente superação dos desafios visando a qualidade acadêmica e comprometimento social dos estudantes da Unilab enquanto universidade pública. Ele pediu aos alunos que mobilizassem os colegas para que todos pudessem se envolver nessas discussões para contribuírem na solução das questões apresentadas