Professor da Unilab ministra palestras na UFRJ e UNESP

Data de publicação  23/05/2012, 09:15

Professor Carlos Subuhana

Nos dias 23 e 24, o professor doutor Carlos Subuhana participará de palestras no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Araraquara/SP), respectivamente. Dentre os assuntos discutidos, estão questões relacionadas aos universitários africanos no Brasil e os Programas de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC – G) e Pós-Graduação (PEC-PG).

Hoje (23), na UFRJ, Carlos Subuhana vai apresentar o tema “O deslocamento estudantil: a experiência sociocultural de universitários da África Lusófona no Brasil”, a partir de pesquisas realizadas nos estados do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Na ocasião, será mostrado um mapeamento das trajetórias de estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), discutindo a experiência social e cultural dessa população que imigra para o Brasil, principalmente para realizar o Ensino Superior. Essa palestra está dentro da programação do 2º Encontro Sócio-cultural e Política para Comemoração do Dia de África “25 de maio”, que acontece entre os dias 23 a 25 de maio.

Já na UNESP, no dia 24, o professor vai ministrar a conferência “O PEC-G, o PEC-PG e os africanos no Brasil: uma leitura crítica”, como parte do Evento Político-Cultural da Faculdade de Ciências e Letras do Campus Araraquara.

Programação do Evento Político-Cultural da UNESP

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/05/Conferência-UNESP.pdf”]

Carlos Subuhana

Tem nacionalidade moçambicana, concluiu o curso de graduação em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1997. Obteve o grau de Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) na mesma instituição em 2001. Seu doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005. Em 2007 terminou um estágio de pós-doutoramento em Antropologia na Universidade de São Paulo (USP). É professor Bolsista DCR, e desenvolve atividades de docência e pesquisa na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.