Encontro discute sistema da Universidade Aberta do Brasil

Data de publicação  24/05/2012, 12:53

Professores e colaboradores da Unilab participam do encontro

Pró-reitoras, professores e servidores da Unilab se reuniram, na manhã desta quinta-feira (24), com o coordenador da Articulação Acadêmica na Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada à Diretoria da Educação a Distância, da CAPES, Marcelo Ferreira. O encontro destacou o processo de aprovação de cursos, o sistema de financiamento e de bolsas para pagamento de professores e tutores, avaliação de cursos, dentre outros assuntos ligados ao sistema da UAB.

Marcelo Ferreira, representante da Capes

“A educação a distância no país cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos. Em 2012, serão ofertadas 40 mil novas vagas para mais de 650 cursos. O nosso foco é na formação de professores, dando prioridade às licenciaturas”, destacou. Sobre as primeiras impressões da atuação da Unilab na área de educação a distância, Marcelo falou que “a Universidade ainda precisa de estrutura física, técnica e de docentes, porém há uma vontade institucional consolidada. A Unilab está bem encaminhada no processo de articulação para a oferta de cursos a distância”.

A Unilab está concorrendo ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), no âmbito do sistema UAB, para a realização dos cursos: bacharelado em Administração Pública, especialização em Gestão Pública, especialização em Gestão Pública Municipal e especialização Gestão em Saúde. Esses cursos têm por objetivo a formação e qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais e do Magistério Superior.

Professora Marília Domingos

Como frisou Marcelo, há critérios de articulação oferecidos pela Capes, tais como: quantidade de vagas, demandas e avaliação dos projetos pedagógicos. A professora Marília Domingos, que atua na Coordenação de Ensino a Distância (CEAD), explicou que o nível de exigência do curso a distância é mais amplo do que nos cursos presenciais. “O controle sobre a participação do aluno é bem maior. Há o acompanhamento dos exercícios, da freqüência, das provas presenciais e até do computador que ele está usando para estudar”, comentou.

Coordenadora da Cead, Aparecida da Silva

A professora Maria Aparecida da Silva (Cida), coordenadora da CEAD e da UAB/Unilab, explicou que a visita de representantes da CAPES é um momento muito importante, já que eles vão conhecer a realidade da Universidade. “Nós temos efetiva condição em ofertar cursos a distância e a Capes é o nosso braço forte, que vai nos auxiliar em desempenhar esse trabalho”, disse a professora.

O resultado do edital do PNAP será divulgado no dia 07 de julho. Caso a Unilab seja aprovada, no segundo semestre deste ano, serão realizadas as capacitações de tutores e técnicos e o processo seletivo. Com o resultado, o início dos cursos de Graduação e Especialização está previsto para janeiro de 2013.