Criada Pró-Reitoria de Planejamento da Unilab

Data de publicação  25/05/2012, 14:24

Durante a festa de comemoração do aniversário de 01 ano da Unilab nesta sexta-feira (25), em Redenção, o reitor Paulo Speller empossou o pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, que até então atuava como Coordenador de Planejamento junto à Pró-Reitoria de Administração e Planejamento. Com a criação da nova pró-reitoria, as ações foram desmembradas e agora ganham destaque na política de expansão e consolidação da universidade.

Fernando Afonso (pró-reitor de Planejamento) e reitor Paulo Speller

Segundo Fernando Afonso, a Pró-Reitoria de Planejamento vai atuar intensamente nas atividades que vão possibilitar a concretização do projeto Unilab, principalmente nas áreas de planejamento e desenvolvimento; infraestrutura e sistema de informações. “Para uma universidade nova, como é o caso da Unilab, uma pró-reitoria de Planejamento tem um papel muito importante. Vamos traçar as ações futuras e a efetivação do sonho que é ver a Unilab com capacidade estrutural e acadêmica para receber os alunos”, completou Fernando.

Perfil do Pró-reitor

Fernando Afonso tem graduação em Economia pela Universidade Católica de Salvador, mestrado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e doutorado em Ciências, com ênfase em História Econômica, pela Universidade de São Paulo. Foi pró-reitor de Planejamento e Orçamento e pró-reitor de Administração da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Atualmente na Unilab, exerce o cargo de professor adjunto das disciplinas de “Sociedade, História e Cultura no Espaços Lusófonos” e “Tópicos Interculturais nos Espaços Lusófonos”, nos cursos de Administração Pública e Agronomia.

Iristênio Souza (Coord. Serviços Operacionais), Adênia Guimarães (pró-reitora de Administração) e reitor Paulo Speller

Nesta sexta-feira (25), também foi empossado o Coordenador de Serviços Operacionais, ligado à Pró-Reitoria de Administração, Iristênio de Souza. Ele é responsável pelos serviços de telefonia, limpeza, transporte, segurança e apoio administrativo. Iristênio também comanda as atividades realizadas pelas empresas terceirizadas. “Com a solenidade de hoje, estamos oficializando as atribuições da coordenação, o que representa um grande ganho pra universidade. Nossa meta é continuar oferecendo um trabalho de excelente qualidade para alunos, técnicos e servidores”, ressaltou Iristênio.

Stela Meneghel (pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Planejamento), Fátima Barbosa (Coord. Pesquisa e Pós-Graduação) e reitor Paulo Speller

A professora Fátima Barbosa, da Área de Desenvolvimento Rural, foi empossada como coordenada de Pesquisa e Pós-Graduação, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE). No que diz respeito à Pesquisa, a professora revelou que a coordenação vai dar apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa de docentes e alunos, com a elaboração de editais; acompanhamento dos projetos de pesquisa; organização de eventos para divulgar os resultados e acompanhar os alunos bolsistas de Iniciação Científica. Já em relação à Pós-Graduação, Fátima Barbosa informou que o setor vai dar suporte aos cursos de especialização já em funcionamento; aos que vão ser criados e também promover a efetivação dos cursos de mestrado.

A manhã também foi de festa para sete novos servidores, empossados pelo reitor Paulo Speller durante a solenidade. São seis técnicos-administrativos e um professor efetivo. O docente empossado é o professor Mario Biague, da área de Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável.

Raquel Brito, assistente em administração

Entre os técnicos-administrativos está a assistente em administração Raquel Brito. Ela é recém-formada em Medicina Veterinária e vai atuar na Pró-Reitoria de Planejamento. “A minha expectativa é crescer junto com a universidade, que tem um papel social muito bonito, principalmente nesse acolhimento aos estudantes africanos, frisou Raquel.