Curso Gestão por Competências é ministrado para colaboradores da Unilab

Data de publicação  30/05/2012, 12:47

Curso Gestão por Competências acontece no auditório da Unilab

Servidores e professores da Unilab participam do Curso Gestão por Competências, organizado pela Coordenação de Gestão de Pessoas da Unilab e ministrado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O objetivo do curso é conceituar e potencializar as competências individuais e cada setor da instituição para o desenvolvimento de práticas de gestão de pessoas na administração pública.

A professora da ENAP, Denise Telles, ministra o curso

De acordo com a psicóloga e professora do curso, Denise Telles, a formação está acontecendo em todos os órgãos federais do país para que promovam uma gestão focada nas competências. “A ideia é desenvolver uma gestão que atue de forma mais eficaz para a sociedade”, comenta. O curso, que teve início no último dia 28, segue até hoje (30). As aulas acontecem nos turnos da manhã e da tarde, com uma carga horária total de 24h/a.

Participante do curso, professor John Felix

O professor e coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UaB), John Felix, diz que o curso é relevante para as duas área de atuação dele na Unilab. “Como professor, é importante porque vai me ajudar no embasamento teórico das disciplinas e na avaliação do meu trabalho. Já como colaborador da Cead, vai contribuir para a criarmos ferramentas necessárias para a formação da Uab, a partir de competências que permitam atender a multiculturalidade da Unilab”, destaca.

Tiago Albuquerque, gerente de Redes da Unilab

Tiago de Albuquerque, gerente da Divisão de Redes da Unilab, disse que a formação está muito boa. “O curso é imprescindível para o processo de desenvolvimento da Unilab. Vai ajudar para capacitar os servidores de forma a direcionar a proposta da Universidade, além de investir na carreira dos profissionais para que possam atingir os objetivos do setor”, ressalta.

Coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep) da Unilab, Fabiana Almeida

A coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep) da Unilab, a psicóloga Fabiana Almeida, explica que este curso pretende sensibilizar quanto à necessidade de trabalhar entre os setores com o mapeamento de competências, além de apresentar aos servidores o conhecimento na área. “Com esse curso, espera-se que os participantes possam contribuir com o trabalho de gestão da instituição”, complementa.

O curso de Gestão por Competências faz parte integrante do Programa de Capacitação em Gestão de Pessoas, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A partir de exposição dialogada, debates, discussões em grupo e exercícios práticos, a formação aborda temas como: conceitos e tipos de competências; relação entre estratégia organizacional, aprendizagem, competência e desempenho; experiências de gestão por competências no setor público; e planejando o mapeamento de competências.