Reitor Paulo Speller assume como presidente do CRUC

Data de publicação  30/05/2012, 11:38

Reitor Paulo Speller

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Paulo Speller, é o novo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC). Ele foi empossado no último dia 22 de maio e permanece no cargo até setembro deste ano. Após esse período, o mandato pode ser renovado por mais um ano, como prevê o Estatuto do Conselho.

Na gestão anterior, o professor Paulo Speller era o vice-presidente do Conselho, no qual tinha como presidente o professor Francisco de Assis Moura Araripe, que terminou o mandato, em maio, como reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Dentre as atividades do presidente do CRUC, estão a convocação e mediação das reuniões do Plenário, a apresentação de proposta anual de orçamento, o exercício do poder disciplinar, o zelo pelo patrimônio e pela aplicação dos recursos do Conselho e a solicitação das Universidades para a indicação de docentes para composição das Comissões Técnicas Interuniversitárias.

O CRUC é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver a Educação Superior no Ceará. Criado em 15 de julho de 1992, o Conselho é constituído pelo Plenário, composto dos reitores, dirigido por uma presidência.

A partir do desenvolvimento das atividades, o CRUC pretende promover o intercâmbio de informações e experiências; captar recursos humanos, técnicos e financeiros para a Educação Superior do estado; além de formular políticas unitárias para a Educação Superior no Ceará.

Estatuto do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC)

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/05/Estatuto-CRUC-2012.pdf”]