Cead orienta professores e alunos para utilização de ferramenta virtual

Data de publicação  31/05/2012, 12:31

Primeira página do site da ferramenta

A Coordenadoria da Educação Aberta e a Distância (Cead) da Unilab oferece atendimento para professores e estudantes interessados em utilizarem o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade. A partir desta plataforma, professores podem disponibilizar exercícios e provas, tirar dúvidas, promover debates, corrigir textos, além de outras práticas que visam a interação e a comunicação com os estudantes.

O ambiente pode ser utilizado para os cursos a distância e como suporte para as disciplinas presenciais. Por enquanto, a Unilab está usando a ferramenta para a ampliação dos recursos em sala de aula dos cursos de Graduação e para as aulas de Especialização, em que um dos cursos é semipresencial.

Coordenadora da CEAD e da UAB/Unilab, professora Maria Aparecida

“Este é o ambiente oficial de comunicação entre professores e estudantes. O professor pode direcionar um assunto tanto para toda a turma quanto individualmente”, ressalta a professora Maria Aparecida da Silva (Cida), coordenadora da CEAD e da UAB/Unilab. De acordo com ela, a outra vantagem do recurso é o registro de tudo o que acontece, podendo ser utilizado também como um diário de bordo. “O ambiente não é só um depósito de material, mas possibilita uma série de atividades, como até a criação de blogs”, acrescenta a coordenadora.

Bolsistas da Cead e a coordenadora Maria Aparecida

Para capacitar e atender professores e estudantes interessados em utilizar a ferramenta virtual, a Cead conta com uma equipe formada pela coordenadora Cida, pelos professores John Felix e Marília Domingos e pelos bolsistas José Wátla Ferreira de Oliveria, José Mardônio Rodrigues Silva, Jeisson Queiroz, Nayara Raphaela Fideles Cosmo e Kelio Coelho de Sousa Filho.

Bolsista da Cead, José Wátla Ferreira de Oliveira

O estudante do curso de Administração, José Wátla Ferreira de Oliveira, é bolsista da Cead e faz parte da equipe que orienta professores e estudantes da Unilab para o manuseio da ferramenta. “Já fiz um curso de Português a distância e percebi como é importante a EAD para a educação no Brasil. Nos últimos anos, vem sendo uma saída para o governo facilitar o estudo dos alunos”, explica Wátla.

Estudante do curso de Administração Pública, Afrânio de Abreu Silva

Afrânio de Abreu Silva, estudante do curso de Administração Pública, sempre usa a ferramenta virtual no período de aula. “Entro no programa para enviar relatórios, saber as notas, ler os textos, ver o cronograma de atividades do curso. Dá para usar de forma bem interessante”, destaca o aluno.

Professor Max César recebe as primeiras orientações da equipe

O professor do curso de Agronomia, Max César de Araújo, fez o primeiro contato com o novo ambiente. “Vai facilitar a vida do estudante. É bom para disponibilizar os exercícios e fazer uma aula interativa, além de melhorar o entendimento dos alunos e controlar o que eles estão fazendo”, comenta o professor Max.

Os professores e estudantes interessados em fazer parte deste ambiente e ainda têm dúvidas de como utilizá-lo devem procurar a Cead e solicitar um horário com a equipe de bolsistas ou enviar um e-mail para ead@unilab.edu.br. Todos os estudantes matriculados até o último trimestre na Universidade já possuem cadastro com login e senha, encaminhado para o e-mail pessoal. O acesso para a ferramenta é feito no próprio site da Unilab, no link EAD.