Unilab recebe visita de avaliadora da Capes

Data de publicação  01/06/2012, 16:07

Avaliadora da Capes, Nadja Maria Lima Maciel

A avaliadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para cursos para Universidade Aberta do Brasil (Uab), Nadja Maria Lima Maciel, esteve na manhã desta sexta-feira (01) na Unilab para a verificação do local como o próximo Pólo de Apoio Presencial da Uab na Região do Maciço de Baturité.

A representante da Capes não tem permissão para disponibilizar qualquer informação sobre o processo avaliativo, mas ressaltou a importância da Uab para o município de Redenção, na medida em que serão geradas possibilidades para a ampliação da educação em nível de Graduação e Pós-Graduação.

Marília Domingos, professora e colaborada técnica da Unilab

Marília Domingos, professora e colaborada técnica da Unilab, disse que essa visita é essencial para o processo de implantação do ensino a distância na Universidade. “O Pólo de Apoio Presencial, aqui na Unilab, vai possibilitar que pessoas do Maciço de Baturité se candidatem aos cursos a distância. O aluno que faz essa modalidade estuda em casa e tem o Pólo como apoio. Muitas pessoas daqui ainda não têm acesso à Internet. Com o ensino a distância, é quase que passar da Idade Média para o tempo das novas tecnologias”, comentou.

As conclusões desta visita serão encaminhadas à Diretoria de Educação a Distância da CAPES, na forma de relatório, que em breve serão divulgadas para a Unilab. O resultado pode ser: aprovado, aprovado apto, aprovado com pendências e reprovado.

Atualmente, há mais de 600 Pólos ativos de Apoio Presencial espalhados pelo Brasil, porém há apenas um em funcionamento na Região do Maciço de Baturité. Caso a Unilab seja aprovada, o início dos cursos de Graduação e Especialização está previsto para janeiro de 2013.

O que é um Pólo de Apoio Presencial

Os Pólos de Apoio Presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Os pólos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância

O Pólo de apoio presencial também pode ser entendido como “local de encontro” onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.