Inscrições para o Enem seguem até o dia 15 de junho

Data de publicação  04/06/2012, 20:34

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem até o dia 15 de junho. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) adota a nota do Enem para a seleção dos alunos brasileiros através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. Na Unilab, são ofertados os cursos de Administração Pública, Agronomia, Ciências Humanas, Ciências e Matemática, Enfermagem, Engenharia de Energias, Letras/Língua Portuguesa. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, às 13 horas .

A Unilab adota o SiSU como uma política afirmativa. O objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior. Os candidatos que comprovarem ter cursado todo ensino médio em escola pública recebem bonificação de 10% sobre a nota do Enem. As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

No primeiro dia de prova, 3 de novembro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, 4 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.